Acompanhamento farmacoterapêutico provido à pessoa com tuberculose: uma revisão integrativa
Gabriela Oliveira Buzelin Doria, Mariana Martins Gonzaga do Nascimento, Cristiane de Paula Rezende Natália Helena de Resende, Célio Rezende Lara Júnior.
Resumo
A tuberculose (TB) é uma doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, que afeta geralmente os pulmões e pode levar à morte. O tratamento da infecção proporciona a cura da TB, mas envolve o uso de múltiplos medicamentos. Nesse contexto, o farmacêutico é um profissional de saúde com competências e habilidades para acompanhar pacientes com essa doença, de forma a otimizar seu tratamento. Diante disso, a presente revisão teve como objetivo reunir artigos que abordem o acompanhamento farmacoterapêutico à pessoa com TB. Para isso, foi conduzida uma revisão integrativa, cuja busca bibliográfica foi realizada no PubMed e no Lilacs, utilizando descritores para tuberculose e acompanhamento farmacoterapêutico. Foram incluídos seis estudos, que elucidaram o serviço de acompanhamento farmacoterapêutico à pessoa com TB, realizados em diferentes cenários de prática e distintas nacionalidades. Foi possível observar que pacientes acompanhados por este serviço obtiveram melhorias relativas ao tratamento, que foram constatadas por meio da obtenção do impacto clínico positivo do serviço, da garantia da efetividade e segurança dos medicamentos em uso pelos pacientes e, consequentemente, adesão à terapia. Portanto, a oferta deste serviço contribui diretamente para a melhora da efetividade e da adesão ao tratamento pela pessoa com TB.
Copyright (c) 2023 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.