Desordens Potencialmente Malignas da Cavidade Oral: Da prevenção ao tratamento do usuário SUS
Karla Christine Tavares de Sant’ana Braga Barbosa, Margaret Olinda de Souza Carvalho e Lira, Hugo Colombarolli Bofá, Marcelo Domingues de Faria
Resumo
O câncer de boca é um tumor maligno que afeta lábios, gengivas, bochechas, palatos, língua e região sublingual. Considerada uma patologia de difícil diagnóstico precoce, requer dentistas habilitados; pacientes orientados para a realização do autoexame; estratégias voltadas para prevenção primária; identificação eficiente das desordens orais potencialmente malignas e políticas públicas dirigidas aos principais fatores de risco. Objetivo: investigar ações de promoção à saúde bucal e de prevenção do câncer de boca, desenvolvidas na Atenção Primária à Saúde (APS) do município de Petrolina (PE), entre os anos 2020 e 2022. Materiais e Métodos: a pesquisa caracteriza-se como quantiqualitativa, com dados quantificáveis e a análise de conteúdo subjetivo das informações coletadas. Resultados: o estudo apontou que 55,67% dos entrevistados foram homens com idade média de 37,83 anos e 44,33% de mulheres com idade média de 31,10 anos, 64,95% são procedentes de universidades particulares. Dos pesquisados 48,45% não realizam prevenção contra o câncer bucal em sua rotina clínica. A partir dos dados quantitativos foi possível: traçar um panorama sobre a compreensão dos cirurgiões-dentistas acerca das lesões bucais cancerizáveis e suas estratégias de combate a malignização, identificando uma deficiência de compreensão dessas, bem como do fluxo regulatório
Copyright (c) 2023 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.