Sono e depressão em pacientes com doença renal crônica em hemodiálise
Telma Suanne Rocha dos Santos, Anselmo Cordeiro de Souza, Mônica Karla Vojta Miranda, Marcio Siqueira, Cristina Zukowsky-Tavares, Elias Ferreira Porto
Resumo
Objetivo: Analisar o perfil de saúde relacionado à depressão e à qualidade de sono de pacientes com doença renal crônica em hemodiálise.
Materiais e métodos: Trata-se de investigação transversal de abordagem quantitativa. Todos os participantes responderam três questionários: questionário sociodemográfico e sobre fatores associados, criado pelos autores da pesquisa, Índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh e Escala Hospitalar de Ansiedade e Depressão.
Resultados: Houve prevalência de adultos na meia-idade, com proporção levemente maior de indivíduos do sexo masculino, casados, que realizavam hemodiálise na enfermaria e recebiam Benefício de Prestação Continuada. Também foi mais frequentemente a qualidade do sono classificada como alterada. Na avaliação da Escala Hospitalar de Ansiedade e Depressão, 8,5% dos pacientes foram classificados com depressão, os quais em maior proporção tinham diabetes e hipertensão em relação aos demais com diferença significante.
Conclusão: Na amostra deste estudo houve impacto negativo na qualidade e na quantidade do sono, com limitações e frequente número de hospitalizações. Para ansiedade e depressão, houve diferença significante entre o grupo que autodeclarou que a doença impacta de forma global sua vida em relação àqueles que declararam não impactar.
Copyright (c) 2024 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.