Avaliação das manifestações orais em pacientes usuários de próteses dentárias
Arthur Alberto Scatena de Souza, Juliana Dela Líbera, Monica Moreno de Carvalho, Bruna Perazza, Isabella Zacarin Guiati, Hugo Sobrinho Bueno, Beatriz Pontim Pistolato, Luciana Estevam Simonato
Resumo
Objetivo: O artigo teve como objetivo analisar os pacientes usuários de próteses dentárias removíveis do Centro de Especialidades Odontológicas da cidade de Fernandópolis-SP, agregando conceitos amplos quanto ao contexto social em que esses pacientes estão inseridos, o histórico de uso de aparelhos protéticos por indivíduo para uma posterior avaliação das manifestações bucais sistemáticas presentes nos pacientes em estudo. Material e Métodos: O conteúdo foi baseado em questões importantes dentro do enredo proposto, onde o paciente é estudado cronologicamente desde sua primeira confecção protética até a atual. As principais manifestações orais em usuários de próteses removíveis foram observadas e analisadas de acordo com sua predisposição e etiologia. Esta pesquisa é do tipo qualitativa, realizada in loco com o auxílio de um profissional especializado e uma estrutura de acesso à atenção secundária à saúde. Resultados: Entrevistou-se 40 pacientes dentro do consultório de prótese dentária, antes, durante ou após suas consultas, com colaboração mútua dos envolvidos. Conclusões: Os resultados obtidos evidenciaram a importância da promoção e prevenção da saúde, reforçando a necessidade de orientação dos profissionais da área, principalmente dos cirurgiões-dentistas, sobre o aparecimento comum de manifestações bucais na cavidade oral em usuários de próteses dentárias, a fim de preveni-las, diagnosticá-las e tratá-las.
Copyright (c) 2024 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.