Melhora da capacidade funcional cardiorrespiratória em pacientes Pós-Covid-19 submetidos à reabilitação pulmonar
Raylany Negreiros de Sousa, Flávia Almeida de Morais, Rodrigo De Faveri Moreira, Rafaela de Carvalho Alves, Janne Marques Silveira, Elizângela Sofia Ribeiro Rodrigues
Resumo
Introdução: As complicações da Covid-19 podem gerar declínio do desempenho functional, neste contexo a reabilitação pulmonar pode ser benéfica. Objetivo: Identificar o perfil de pacientes pós-Covid-19 acometidos e avaliar o impacto da reabilitação pulmonar ambulatorial na melhora do desempenho funcional cardiorrespiratório ao exercício. Metodologia: Foi realizado estudo retrospectivo com 66 pacientes pós-hospitalização por Covid-19, submetidos à reabilitação pulmonar ambulatorial, duas vezes por semana, em sessões de 50 minutos, durante 16 semanas. Resultados: Foram observadas comorbidades e perdas funcionais nos pacientes avaliados no período pré-reabilitação. Para avaliar a capacidade funcional cardiorrespiratória foi aplicado o teste de caminhada de seis minutos (TC6), antes (T1) e após o período de reabilitação (T2). Observou-se aumento significativo na distância caminhada verificada em T2 (595 ± 130 metros, p=0,002) com incremento de 166 metros. Ao comparar a percepção subjetiva de dispneia entre T1 (3 ± 3) e T2 (1 ± 1) houve redução significativa (p=0,009), assim como da percepção de cansaço de membros inferiores, (1 ± 2) e (0 ± 1), (p=0,02). Conclusão: A reabilitação pulmonar foi eficaz em promover melhora do desempenho funcional ao exercício. Houve melhora da distância percorrida e redução da sensação subjetiva de dispneia e de cansaço de membros inferiores pós-reabilitação.
Copyright (c) 2024 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.