Photodynamic activity of porfyrinic derivatives front candida albicans.
Letícia Moreschi, Marciele Cristiane Spanemberg Fuhr, Débora Nunes Mario Saraçol
Resumo
O uso inadequado de antifúngicos tem levado ao surgimento da resistência da Candida aos tratamentos convencionais, o que dificulta o combate à candidíase oral e torna necessária a busca por tratamentos alternativos. A terapia fotodinâmica (TFD) tem sido estudada como método de inativação de microrganismos patogênicos no hospedeiro. Essa técnica combina um fotossensibilizador com luz e oxigênio, levando à formação de espécies citotóxicas que atuam na membrana celular desses microrganismos. O presente estudo teve como objetivo avaliar a atividade fotodinâmica de compostos porfirínicos em isolados de Candida albicans. Neste estudo in vitro foram testados cinco isolados clínicos e uma cepa ATCC de Candida albicans, que foram tratamentos fotodinâmicos com dois agentes fotossensibilizantes derivados de porfirinas, 3-PtTPyP e 4-PtTPyP, na concentração de 0,1 mg/mL associados a radiação com potência de laser vermelho de 30 J/cm2. Após o tratamento, alíquotas foram semeadas em ágar Sabouraud e após 48 horas de incubação a 30°C, as colônias foram contadas e os resultados foram expressos em unidade formadora de colônia por mL (UFC/mL). Os resultados obtidos em UFC/mL do grupo controle e dos grupos teste foram analisados utilizando o software Graphpad Prism® 5.0 (Graphpad Software, INC). As cepas estudadas foram sensíveis à inativação fotodinâmica, principalmente com a porfirina 3-PtTPyP, sendo este agente uma possível opção terapêutica de fotossensibilizador contra infecções associadas à Candida albicans.
Copyright (c) 2024 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.