Depressive and anxiety symptoms in university students: a study at a university in a state in the northern region of Brazil.
Larrânne Gary Martins Barbosa Amorim, Luana Soares Silva, Zelita Kássia Pereira Mota, Ana Paula Bezerra Barbosa, Gabriela Fernandes Ribeiro, Hellen Cassia Alves Soares Vinicius Lopes Marinho, Jeann Bruno Ferreira da Silva.
Resumo
Este estudo objetivou descrever a existência de sintomas de depressão e ansiedade em estudantes dos cursos de graduação de uma Universidade Pública num estado da região Norte do Brasil. A metodologia empregada foi pesquisa transversal quantitativa e descritiva que contou com a participação de 362 estudantes dessa Instituição de Ensino. Como instrumentos foram utilizados os Inventários de Ansiedade e Depressão de Beck e um Questionário Sociodemográfico que foram encaminhados através de formulário eletrônico. Dos 362 estudantes que participaram da pesquisa, 14% apresentavam nível mínimo de ansiedade, 30% nível leve, 35% nível moderado e 22% nível grave. Já em relação aos sintomas depressivos, os dados apontam que 32% dos estudantes apresentaram nível considerado Moderado a grave, 10% Grave, 32% Mínimo e 46% Leve a Moderado. Conclui-se que a população universitária estudada experimenta sintomas ansiosos e depressivos clinicamente significativos, podendo experimentar de transtornos mentais que, se não intervistos, podem se agravar.
Palavras-chave: Depressão; Ansiedade; Estudantes Universitários
Copyright (c) 2024 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.