RECURSOS FISIOTERAPÊUTICOS UTILIZADOS NO PÓS-OPERATÓRIO DE ABDOMINOPLASTIA: REVISÃO DE LITERATURA
Resumo
Introdução: Mulheres e homens buscam cirurgias plásticas por ser uma forma rápida, eficaz e sem muito esforço para conseguir um padrão de beleza padronizado pela mídia. Uma das intervenções cirúrgicas é a abdominoplastia, a qual, mal planejada pode surgir várias complicações. A fisioterapia dermato-funcional possui diversos recursos que são utilizados na tentativa de reduzir as complicações de um pós-operatório (PO) de abdominoplastia e acelerar o retorno da(o) paciente às atividades de vida diária. Objetivo: Revisar os recursos fisioterapêuticos existentes na literatura para o PO de pacientes submetidos à abdominoplastia. Material e Método: Trata-se de um trabalho de revisão de literatura, realizada através de livros e artigos científicos gratuitos, na língua portuguesa, abrangendo o período de 1998 a 2013, na base de dados Bireme, Scielo, Medline, Lilacs e Pubmed. Conclusão: Baseado na pesquisa realizada, existem vários recursos fisioterapêuticos que podem ser usados no tratamento, porém a drenagem linfática manual (DLM) é a mais utilizada entre os fisioterapeutas. Descritores: cirurgia plástica, abdominoplastia, tratamento, fisioterapia.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.