MANIPULAÇÃO DE TECIDOS MOLES NA IMPLANTODONTIA: UMA REVISÃO DA LITERATURA
Resumo
Introdução: A saúde e estética periimplantar são fatores importantes na reabilitação com implantes dentários. A presença de uma mucosa ceratinizada pode contribuir para a manutenção da harmonia dos tecidos periimplantares. Objetivo: Revisar técnicas cirúrgicas periodontais de manipulação de tecidos moles na região de implantes. Métodos: Busca na literatura científica da utilização de enxertos gengivais na Implantodontia. Utilizou-se de periódicos gratuitos, em língua portuguesa e inglesa a partir do ano de publicação 2003 obtidos nos bancos de dados PubMed, Bireme e Lilacs. Considerações finais: Torna-se importante para a manutenção da saúde e estética periimplantar a presença de uma mucosa ceratinizada e, na sua ausência, existem técnicas cirúrgicas como o enxerto gengival livre e enxerto de conjuntivo subepitelial a fim de reestabelecer a harmonia periimplantar.
Descritores: Enxertos gengivais. Tecido mole. Implantes dentários.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.