A hidroterapia na reabilitação da lesão do ligamento cruzado anterior – lca
Resumo
A lesão do ligamento cruzado anterior (LCA) tipicamente resulta em perda da estabilidade articular, força muscular e função, gerando uma série de déficits no membro acometido. Essa lesão se dá por um trauma direto ou indireto onde ocorre a ruptura das fibras musculares, podendo ser uma ruptura parcial ou total. Tal lesão está relacionada principalmente a esportes que exigem mudança de direção e movimentos de rotação, os quais o deixam a articulação em situações de maior vulnerabilidade. A hidroterapia é um método de importante valor na reabilitação de lesões nos membros inferiores, devido suas propriedades hidrostáticas, hidrodinâmicas associadas aos métodos de tratamento aquático que possibilita uma diminuição na sustentação de peso, controle de edema, resistência constante, diminuição da dor e, conseqüentemente melhora da mobilidade articular. Estes resultados podem ser tanto imediatos quanto tardio; sendo assim, é importante o início precoce da intervenção da fisioterapia aquática nos pacientes de lesão de LCA que se enquadrem neste tipo de reabilitação.
Publicado
2014-09-04
Seção
Artigos
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.