Cuidados e atuação do fisioterapeuta no lesado medular na Unidade de Terapia Intensiva
Resumo
Introdução: Atualmente as doenças crônicas não transmissíveis tem se apresentado com um aumento significante e gradativo. A lesão medular é uma das mais complexas lesões existentes, sendo incapacitante. O fisioterapeuta na Unidade de Terapia Intensiva é considerado um componente importante na gestão desses pacientes. Objetivo: Identificar os principais cuidados fisioterapêuticos e sua atuação com o paciente lesionado medular na UTI. Material e Método: Revisão bibliográfica, usando com base referencia de 2005 a 2015. Contendo como critérios de inclusão artigos dentro do período estipulado, com os cuidados e atuações realizadas e os protocolos de atendimentos, sendo excluídos os que não se enquadram nos critérios de inclusão. Usando como descritores Fisioterapia, Lesão medular e UTI. Resultados e Discussão: No protocolo avaliado os principais cuidados estariam uma completa avaliação neurológica; inspecionar a presença de traumatismos; avaliar déficits; manter vias aéreas pérvias; não realizar aspiração nasal caso haja traumatismo facial.A atuação é bastante ampla, indo desde o seu inicio com suas avaliações, tratamento e na prevenção de complicações. Inicia-se com a mobilização precoce de extremidades, mobilização em bloco, estimulação da musculatura respiratória e estimular a tosse e avaliar a necessidade de ventilação. Considerações finais: Atuando na reabilitação com seus mais diversos recursos, a fisioterapia atua tanto nos cuidados quanto na intervenção no paciente lesado medular tornando seu trabalho de suma relevância nas UTI e no atendimento desse tipo de paciente, já que a mesma visa não só o tratamento, mas também a prevenção das complicações. Sugere-se a implementação de protocolos. Descritores: Fisioterapia; UTI; Lesão Medular;
Publicado
2015-09-21
Seção
Artigos
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.