O papel da hidroginástica na saúde do homem idoso
Resumo
A prática de atividades físicas tem entrado em cena como uma ferramenta poderosa para o combate aos problemas biopsicossociais do idoso. Assim, neste estudo será abordado o exercício aquático, em especial a hidroginástica, voltada ao homem idoso, porém surgem algumas indagações: será que os homens estão percebendo a hidroginástica como prática benéfica para a sua qualidade de \vida, ou sentem-se constrangidos por serem minoria em um universo feminino? Como lidam com as questões de gênero e preconceito na sociedade? Neste sentido surgiu a questão problema deste estudo: como será que está a prática de hidroginástica dos homens idosos frequentadores do Centro de Vida Saudável em relação às questões de gênero? O objetivo geral ficou assim definido: Investigar a prática da hidroginástica para os homens idosos que frequentam o Centro de Vida Saudável a partir das questões de gênero. Especificamente buscaremos: Verificar se os homens idosos ao praticarem as aulas de hidroginástica sofrem algum tipo de preconceito por seus amigos ou familiares; Investigar a opinião dos praticantes de hidroginástica por que são poucos os homens que buscam pela prática desta atividade física; Saber o que os sujeitos desta pesquisa pensam sobre a atividade física hidroginástica para os homens. Metodologicamente a pesquisa possuirá características de natureza qualitativa e se configurará em dois momentos: bibliográfica, e de campo. Utilizaremos como instrumento a entrevista estruturada. A interpretação das informações será baseada na análise de conteúdo proposta por Bardin (1977). Os recursos recomendados para a análise serão: a pré-análise, a exploração do material, e o tratamento dos resultados obtidos.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.