Influência de atividades educativas sobre Shantala na inovação do cuidado materno-infantil em um hospital público paraibano

Resumo

O estudo buscou verificar a influência de atividades educativas sobre Shantala na inovação do cuidado materno-infantil em um hospital público paraibano. Trata-se de um estudo prospectivo, quase experimental do tipo antes e depois. A população foi constituída por mães de crianças de até 1 ano de idade, atendidas na unidade de internação pediátrica. A pesquisa aconteceu durante o primeiro semestre de 2023. A coleta de dados ocorreu em três etapas. Para a análise de dados foi utilizado o programa SPSS versão 20, os resultados foram organizados em tabelas e discutidos em relação à literatura da área. Foram realizadas atividades educativas com 10 mães. Entre os benefícios mais citados após a prática, foi o alívio da dor e o relaxamento. Entre as participantes, apenas uma referiu não ter realizado a massagem após atividade educativa. Por ser uma prática recente, ainda há dúvidas em relação a sua efetividade. Portanto, a realização de atividades educativas sobre Shantala foram capazes de motivar a adesão a novas práticas de cuidado no ambiente hospitalar.  É necessária uma maior divulgação da técnica, inovando cada vez mais o cuidado materno-infantil.

Biografia do Autor

Carolina Dias dos Santos Silva, Universidade Federal de Campina Grande

Enfermeira pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Denize Miquele dos Santos Barrêto, Universidade Federal de Campina Grande

Graduanda do curso de Enfermagem pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Anajás da Silva Cardoso Cantalice, Universidade Federal de Campina Grande

Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Docente do curso de Enfermagem na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Como Citar
Dias dos Santos Silva, C., dos Santos Barrêto, D. M., & da Silva Cardoso Cantalice, A. (1). Influência de atividades educativas sobre Shantala na inovação do cuidado materno-infantil em um hospital público paraibano. REVISTA CEREUS, 17(3), 338-349. Recuperado de https://ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/5834
Seção
Artigos