Influência de atividades educativas sobre Shantala na inovação do cuidado materno-infantil em um hospital público paraibano
Resumo
O estudo buscou verificar a influência de atividades educativas sobre Shantala na inovação do cuidado materno-infantil em um hospital público paraibano. Trata-se de um estudo prospectivo, quase experimental do tipo antes e depois. A população foi constituída por mães de crianças de até 1 ano de idade, atendidas na unidade de internação pediátrica. A pesquisa aconteceu durante o primeiro semestre de 2023. A coleta de dados ocorreu em três etapas. Para a análise de dados foi utilizado o programa SPSS versão 20, os resultados foram organizados em tabelas e discutidos em relação à literatura da área. Foram realizadas atividades educativas com 10 mães. Entre os benefícios mais citados após a prática, foi o alívio da dor e o relaxamento. Entre as participantes, apenas uma referiu não ter realizado a massagem após atividade educativa. Por ser uma prática recente, ainda há dúvidas em relação a sua efetividade. Portanto, a realização de atividades educativas sobre Shantala foram capazes de motivar a adesão a novas práticas de cuidado no ambiente hospitalar. É necessária uma maior divulgação da técnica, inovando cada vez mais o cuidado materno-infantil.
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