Filmes Mucoadesivos Matriciais para Liberação de Fármacos na Cavidade Oral no Tratamento da Mucosite em Pacientes Oncológicos: Desenvolvimento e Aceitabilidade
Resumo
O tratamento do câncer frequentemente desencadeia mucosite oral, afetando um grande número de pacientes. A mucosite é uma lesão localizada de tratamento tópico com poucas alternativas terapêuticas. Este estudo visa desenvolver um sistema mucoadesivo de liberação de fármacos matriz para tratamento da mucosite oral. Utilizando a técnica da eletrofiação, foram empregados polímeros como o poli(ácido lático) e o poli(óxido de etileno) para produzir um filme mucoadesivo. O teste sensorial foi realizado em um grupo de 20 pacientes, assistidos em clínica de oncologia na cidade de Blumenau, Santa Catarina. Os resultados indicaram que a composição ideal do sistema era de PLA 16% e PEO 12%. Parâmetros como tensão de 15 kV, distância da agulha ao coletor de 15 cm e vazão de 1 mL/h mostraram-se mais adequados para a eletrofiação das membranas. Os atributos de aparência, sabor e textura foram bem avaliados, e a avaliação global obteve uma pontuação média de 7,07 em uma escala de 0 a 10, demonstrando a aceitabilidade da forma farmacêutica pelos pacientes. A análise de aceitabilidade indicou uma recepção positiva do filme mucoadesivo, sugerindo a obtenção de uma alternativa para o tratamento da mucosite oral.
Palavras-chave: Câncer. Mucosite Oral. Filme Mucoadesivo. Análise Sensorial.
Copyright (c) 2024 REVISTA CEREUS

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Os autores do manuscrito submetido declaram ter conhecimento que em caso de aceitação do artigo, a Revista Cereus, passa a ter todos os direitos autorais sobre o mesmo. O Artigo será de propriedade exclusiva da Revista, sendo vedada qualquer reprodução, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica.