Revisão sistemática sobre o uso da modelagem matemática em monitoramento do transporte de sedimentos e qualidade da água em rios
Resumen
A qualidade da água vem sendo ameaçada por um conjunto de fatores atualmente. O transporte de sedimentos é algo que vem sendo estudado por ser um processo responsável por boa parte da poluição dos rios e oceanos. As mudanças climáticas, erosão e assoreamento dos rios continuam sendo motivo de preocupação e estudos para conter a degradação ambiental. O uso da modelagem matemática na busca por novas soluções e mitigação dos impactos ambientais proporciona a criação de cenários por meio das simulações. Estas podem auxiliar e mostrar cenários bem próximos a realidade, se o modelo for bem calibrado. O objetivo desse trabalho é analisar na literatura o uso da modelagem matemática em monitoramentos do transporte de sedimentos e qualidade da água em rios. Como metodologia, uma revisão sistemática foi realizada para constatar a importância do uso da modelagem matemática nos estudos relacionados ao transporte de sedimentos em rios. Tendo como resultado, vinte e quatro artigos aceitos pós critérios de elegibilidade.
Palavras-chave: Sedimentos. Qualidade da agua. Modelagem. Revisão Sistemática
Derechos de autor 2024 REVISTA CEREUS

Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObrasDerivadas 4.0.
DECLARAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Os autores do manuscrito submetido declaram ter conhecimento que em caso de aceitação do artigo, a Revista Cereus, passa a ter todos os direitos autorais sobre o mesmo. O Artigo será de propriedade exclusiva da Revista, sendo vedada qualquer reprodução, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica.