Democratização do acesso ao ensino de língua inglesa nos anos iniciais para crianças de escolas públicas: uma proposta de oficinas temáticas de inglês em uma escola pública
Resumen
Esta pesquisa, inserida no projeto aprovado no Edital PIBIC - EDITAL PROPESQ UNIRG/FAPT Nº 001/2023, configura-se como uma investigação de natureza pesquisa-ação. O estudo reconhece a relevância do ensino da Língua Inglesa e destaca a importância de sua introdução desde a primeira infância. Seu objetivo é investigar a importância do ensino de Língua Inglesa no estágio inicial da educação básica e facilitar o acesso ao ensino de idiomas nas séries iniciais das escolas da rede pública. Isso se torna especialmente relevante, considerando que, em muitas instituições, a oferta desse segmento educacional geralmente começa apenas a partir da segunda fase do Ensino Fundamental. Quanto à metodologia empregada, a pesquisa foi conduzida por meio de oficinas realizadas em uma escola de Ensino Fundamental na cidade de Gurupi-TO, envolvendo alunos do primeiro segmento do ensino fundamental. Os resultados destacaram a necessidade de avanços na direção de um ensino de línguas mais inclusivo, garantindo que crianças da rede pública também tenham acesso a essas oportunidades. Além disso, evidenciaram a receptividade positiva dos alunos e os benefícios cognitivos, socioemocionais e educacionais proporcionados pelas oficinas de língua inglesa.
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