Democratização do acesso ao ensino de língua inglesa nos anos iniciais para crianças de escolas públicas: uma proposta de oficinas temáticas de inglês em uma escola pública

  • Rosemeire parada granada unirg/ UFT
  • Fernanda Xavier de Jesus Silva UNIRG
  • Aline Sousa Milhomens UNIRG
  • Luccas de Sousa Silva UNIRG
  • Lucivania Carvalho Barcelo UNIRG
  • Fábio Araújo Pereira UNIRG
  • Jussara Resende Costa Santos UNIRG

Resumen

Esta pesquisa, inserida no projeto aprovado no Edital PIBIC - EDITAL PROPESQ UNIRG/FAPT Nº 001/2023, configura-se como uma investigação de natureza pesquisa-ação. O estudo reconhece a relevância do ensino da Língua Inglesa e destaca a importância de sua introdução desde a primeira infância. Seu objetivo é investigar a importância do ensino de Língua Inglesa no estágio inicial da educação básica e facilitar o acesso ao ensino de idiomas nas séries iniciais das escolas da rede pública. Isso se torna especialmente relevante, considerando que, em muitas instituições, a oferta desse segmento educacional geralmente começa apenas a partir da segunda fase do Ensino Fundamental. Quanto à metodologia empregada, a pesquisa foi conduzida por meio de oficinas realizadas em uma escola de Ensino Fundamental na cidade de Gurupi-TO, envolvendo alunos do primeiro segmento do ensino fundamental. Os resultados destacaram a necessidade de avanços na direção de um ensino de línguas mais inclusivo, garantindo que crianças da rede pública também tenham acesso a essas oportunidades. Além disso, evidenciaram a receptividade positiva dos alunos e os benefícios cognitivos, socioemocionais e educacionais proporcionados pelas oficinas de língua inglesa.

Publicado
2024-12-14
Cómo citar
granada, R. parada, Fernanda Xavier de Jesus Silva, Aline Sousa Milhomens, Luccas de Sousa Silva, Lucivania Carvalho Barcelo, Fábio Araújo Pereira, & Jussara Resende Costa Santos. (2024). Democratização do acesso ao ensino de língua inglesa nos anos iniciais para crianças de escolas públicas: uma proposta de oficinas temáticas de inglês em uma escola pública. REVISTA CEREUS, 16(4), 476-488. Recuperado a partir de https://ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/5357