Efeito imediato de sessão única de Pilates sobre o limiar de tolerância de dor à pressão em indivíduos com dor lombar e saudáveis
Resumen
O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito imediato do método Pilates sobre o limiar de tolerância de dor à pressão em indivíduos com e sem dor lombar. Trata-se de um estudo randomizado simples cego, do qual participaram 66 indivíduos adultos divididos em 4 grupos: indivíduos com dor lombar submetidos ao método Pilates, grupo sem dor lombar submetido ao método Pilates, grupo controle com dor lombar, grupo controle sem dor lombar. O limiar de tolerância de dor à pressão (LTDP) foi avaliado por meio da algometria nos seguintes pontos: músculos trapézio superior, vasto medial, vasto lateral, quadrado lombar, glúteo máximo, paravertebrais lombares, ligamento supraespinhoso L4-L5, fáscia plantar e tendão patelar. Os grupos de intervenção com Pilates receberam a técnica durante 60 minutos no solo. O grupo Pilates com dor lombar teve aumento significante do limiar de tolerância de dor à pressão após a intervenção nos pontos fáscia plantar direita (p=0,048), quadrado lombar esquerdo (p=0,051), glúteo máximo direito (p=0,018), paravertebrais lombares direitos (p=0,005) e esquerdos (p=0,054), e no ligamento supraespinhoso esquerdo (p=0,016). Pode-se concluir que indivíduos com histórico de dor lombar submetidos ao método Pilates podem aumentar o LTDP em alguns pontos após sessão única de Pilates.
Derechos de autor 2025 REVISTA CEREUS

Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObrasDerivadas 4.0.
DECLARAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Os autores do manuscrito submetido declaram ter conhecimento que em caso de aceitação do artigo, a Revista Cereus, passa a ter todos os direitos autorais sobre o mesmo. O Artigo será de propriedade exclusiva da Revista, sendo vedada qualquer reprodução, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica.