BAP e tempo de cultivo na multiplicação in vitro de Khaya grandifoliola

Resumen

Khaya grandifoliola, conhecida popularmente como mogno africano, destaca-se como uma importante espécie florestal, amplamente utilizada no setor movelaria e construção civil. O presente trabalho teve como objetivo avaliar a influência de BAP e tempo de cultivo na multiplicação in vitro de Khaya grandifoliola, utilizando segmentos nodais. Testou-se as concentrações de 0, 0,5; 1,0; 2,0 e 4,0 mg L-1 de BAP adicionado ao meio nutritivo, sendo as plantas avaliadas dos 25 aos 60 dias de cultivo, em intervalos de 5 dias. Observou-se influência do regulador de crescimento e do tempo de cultivo no desenvolvimento in vitro das plantas. A adição do BAP ao meio nutritivo proporcionou um aumento do número de gemas, bem como produção de calos, mas não foi suficiente para a geração de brotações, demostrando seu potencial de uso em outros métodos de multiplicação celular da espécie. Aos 25 dias de cultivo in vitro de Khaya grandifoliola foi observado o melhor vigor dos tecidos, indicando uma rápida resposta ao estímulo hormonal. Para a multiplicação in vitro da espécie recomenda-se a investigação de outros reguladores de crescimento disponíveis no mercado, além da continuidade de estudos na área.

Biografía del autor/a

João Victor Silveira, Universidade Federal de Viçosa

Engenheiro Florestal pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e Mestrando em Genética e Melhoramento pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Possui enfoque na área da propagação vegetativa, genética, melhoramento e biotecnologia vegetal.

Natane Amaral Miranda, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Possui graduação em Engenharia Florestal (2013) e mestrado em Ciência Florestal (2015) pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Doutora em Ciência Florestal (2018) pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Atua na área de Propagação de plantas, Melhoramento e Biotecnologia Florestal. Atualmente é professora Adjunta na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Publicado
2025-04-08
Cómo citar
Silveira, J. V., & Amaral Miranda, N. (2025). BAP e tempo de cultivo na multiplicação in vitro de Khaya grandifoliola. REVISTA CEREUS, 17(1), 282-291. Recuperado a partir de https://ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/5421