Perfil sociodemográfico e espacial da mortalidade de mulheres em idade fértil no Tocantins

  • Ana Caroline Costa da Silva Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas
  • Kharita Magalhães Wanderley Universidade Federal do Tocantins
  • Danielle Rosa Evangelista

Resumen

No Brasil, as mulheres em idade fértil (10-49 anos) representam cerca de 60% da população feminina, enfrentando desafios socioeconômicos que afetam sua saúde e aumentam o risco de mortalidade. As principais causas de óbito incluem neoplasias, doenças circulatórias, causas externas e doenças infecciosas. Diante disso, investigações sobre a mortalidade dessas mulheres são essenciais para subsidiar políticas públicas eficazes. O estudo busca analisar o perfil sociodemográfico e espacial da mortalidade de mulheres em idade fértil no Tocantins entre 2018 e 2022, identificando prevalência, causas e características associadas. Trata-se de um estudo transversal e avaliativo, baseado em dados do DATASUS. Foram analisadas variáveis como faixa etária, raça/cor, escolaridade, estado civil e causas de óbito nas oito regiões de saúde do Tocantins. Dessa forma, foram registrados 2.776 óbitos, predominando entre mulheres pardas, de baixa escolaridade e solteiras. A maior taxa de mortalidade ocorreu entre 40-49 anos. As principais causas foram neoplasias, doenças circulatórias e causas externas, com elevada subnotificação nos registros. Os achados destacam a necessidade de melhorar os registros de óbitos e fortalecer políticas públicas para reduzir desigualdades e evitar mortes evitáveis, promovendo equidade na saúde feminina.

Palavras-chave: Mortalidade. Saúde da Mulher. Saúde Reprodutiva. Idade fértil. Saúde Pública.

Biografía del autor/a

Ana Caroline Costa da Silva, Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas

Enfermeira residente em Saúde da Família e Comunidade

Kharita Magalhães Wanderley, Universidade Federal do Tocantins

Enfermeira, especialista em Vigilância em Saúde pelo Sírio Libanês. Mestranda em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Tocantins.

Danielle Rosa Evangelista

Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará

Publicado
2025-07-06
Cómo citar
Costa da Silva, A. C., Magalhães Wanderley, K., & Rosa Evangelista, D. (2025). Perfil sociodemográfico e espacial da mortalidade de mulheres em idade fértil no Tocantins. REVISTA CEREUS, 17(2), 298-312. Recuperado a partir de https://ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/5660