Cinematerapia e educação para a morte: uma possível atuação do psicólogo na escola

  • Ana Carolina Cabral Pereira AnaCCPereira Universidade de Gurupi - UnirG
  • Tiffany Araujo Cirqueira Siel TiffannySiel Universidade de Gurupi - UnirG
  • Ellen Fernanda Klinger Docente Titular da Universidade de Gurupi - UnirG https://orcid.org/0000-0002-6202-7618
  • Daniela Ponciano Oliveira Daniela Ponciano Oliveira Universidade Federal do Tocantins – UFT

Resumen

Durante a infância, a morte de pessoas próximas pode ser fonte de sofrimento e trazer consequências para a saúde mental infantil. As crianças sentem e compreendem a morte, contudo, dependendo de sua idade e desenvolvimento podem não entender completamente o conceito relacionado ao viver e morrer, o que reforça a relevância da comunicação clara e honesta sobre o tema. Como ferramenta para auxiliar na comunicação e expressão do luto, a cinematerapia utiliza filmes em que os espectadores podem se identificar com personagens que enfrentam situações semelhantes às suas experiências. Este artigo visa apresentar a cinematerapia como proposta de intervenção sobre o tema morte pelo psicólogo nas escolas. Corresponde à uma pesquisa-ação com crianças do 4º ano, realizada em uma escola municipal de Gurupi-TO. Dentre os resultados, o uso dos filmes juntamente com as atividades planejadas e o espaço de acolhimento facilitou a compreensão das crianças sobre morte e luto como parte dos ciclos da vida, possibilitando que expressassem suas emoções e experiências de maneira natural e segura. A pesquisa sugere a importância da psicoeducação sobre a morte em contextos escolares com o uso de filmes aliado a atividades lúdicas, acolhimento e informações.

Palavras-chave: Luto. Infância. Cinema. Psicoeducação. Psicologia escolar.

Biografía del autor/a

Ana Carolina Cabral Pereira AnaCCPereira, Universidade de Gurupi - UnirG

Psicóloga graduada pela Universidade de Gurupi – UnirG.

Tiffany Araujo Cirqueira Siel TiffannySiel, Universidade de Gurupi - UnirG

Psicóloga graduada pela Universidade de Gurupi – UnirG.

Ellen Fernanda Klinger, Docente Titular da Universidade de Gurupi - UnirG

Psicóloga, Doutora em Psicologia (PUC - GO). Docente Titular da Universidade de Gurupi - UnirG, 

Daniela Ponciano Oliveira Daniela Ponciano Oliveira, Universidade Federal do Tocantins – UFT

Doutora em Psicologia. Professora do curso de Psicologia da Universidade Federal do Tocantins – UFT.

Publicado
2025-10-12
Cómo citar
AnaCCPereira, A. C. C. P., TiffannySiel, T. A. C. S., Klinger, E. F., & Daniela Ponciano Oliveira, D. P. O. (2025). Cinematerapia e educação para a morte: uma possível atuação do psicólogo na escola. REVISTA CEREUS, 17(3), 392-412. Recuperado a partir de https://ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/5870