Fortalecimento de Raízes e Identidades: Práticas Interculturais na Educação Escolar Indígena Javaé no Tocantins
Resumen
O artigo analisa os resultados do projeto “Formação de Professores Indígenas, Direitos Humanos e Temas Contemporâneos: Transversalidade e Cidadania na Escola Indígena Javaé”, desenvolvido nas escolas Tainá e Watakuri, localizadas nas aldeias Kanuanã e Boa Esperança, na Ilha do Bananal, Tocantins. A pesquisa, de abordagem qualitativa, utilizou a metodologia de pesquisa-ação com foco em práticas interculturais e teve como objetivo fortalecer a educação escolar indígena por meio da valorização da identidade cultural, da língua Iny Rybè e da promoção da cidadania. As atividades incluíram oficinas pedagógicas, produção de materiais didáticos bilíngues e debates sobre direitos humanos e direitos indígenas. Os resultados apontaram avanços na qualificação das práticas docentes, na preservação da cultura e no fortalecimento da consciência de direitos na comunidade. No entanto, persistem desafios estruturais, como dificuldades logísticas, escassez de recursos tecnológicos e a necessidade de formação continuada para os profissionais envolvidos. Conclui-se que as metodologias participativas e interculturais foram fundamentais para consolidar uma educação escolar indígena crítica, contextualizada e comprometida com a preservação dos saberes ancestrais e o fortalecimento do protagonismo social do povo Javaé. O estudo contribui, assim, para o debate sobre políticas educacionais voltadas à diversidade étnico-cultural e à justiça social no contexto das escolas indígenas.
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