O Esporte como Ferramenta de Inclusão Social e Emancipação: Relato de Experiência de uma Intervenção Socioeducativa no Projeto "Bom de Bola e Bom na Escola
Resumen
O presente relato de experiência descreve e analisa uma intervenção socioeducativa realizada no âmbito do projeto "Bom de Bola e Bom na Escola", desenvolvido na Escola Municipal de Tempo Integral Antônio Lino de Sousa, em Gurupi-TO. O projeto utiliza o futebol como ferramenta de educação não formal para promover a inclusão social e o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. A intervenção, fundamentada nos pressupostos da Educação Social de Gohn (2009; 2013) e da Pedagogia da Autonomia de Freire (1996), teve como objetivo promover o desenvolvimento socioemocional e a ampliação da perspectiva de futuro dos participantes. A metodologia consistiu inicialmente na identificação do projeto da escola, realização de visitas in loco para aproximação com a realidade investigada, definição do perfil dos 73 sujeitos /estudantes atendidos e elaboração do diagnóstico. Para em seguida, elaborar e executar um plano de intervenção com atividades realizadas num encontro intensivo de 90 minutos no qual foram utilizadas dinâmicas participativas como a "Cápsula do Tempo" e debates a partir de recursos audiovisuais, visando conectar os valores do esporte (disciplina, cooperação, resiliência) com o desempenho escolar e as trajetórias de vida. Os resultados qualitativos indicaram um fortalecimento do autoconhecimento, da autoestima e do protagonismo juvenil, evidenciando o potencial do esporte, como estratégia efetiva de transformação social.
Derechos de autor 2026 REVISTA CEREUS

Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObrasDerivadas 4.0.
DECLARAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Os autores do manuscrito submetido declaram ter conhecimento que em caso de aceitação do artigo, a Revista Cereus, passa a ter todos os direitos autorais sobre o mesmo. O Artigo será de propriedade exclusiva da Revista, sendo vedada qualquer reprodução, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica.