Perfil epidemiológico dos óbitos por doenças hipertensivas no período de 2018 a 2023 em Palmas, Tocantins.

  • Higo Silva Carneiro Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas
  • Maria do Socorro Rocha Sarmento Nobre

Resumo

A Hipertensão arterial sistêmica (HAS) é considerada uma condição crônica não transmissível, de origem multifatorial, decorrendo como principal fator de risco modificável, de associação independente para doenças cardiovasculares (DCV). Sendo uma condição frequentemente assintomática, que evolui com alterações funcionais e/ou estruturais em órgãos-alvos, como cérebro, coração, rins e vasos.  O objetivo do estudo foi traçar o perfil dos óbitos por doenças hipertensivas em Palmas (TO) nos anos de 2018 a 2023. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de corte transversal. A amostra foi constituída pelos dados de mortalidade do ano de 2018 a 2023 referente aos óbitos por residência das categorias do CID – 10 relacionadas às doenças hipertensivas (I10, I11, I12, I13 e I15), no site DATASUS, por meio do TABNET WIN32 3.3.  Após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, os resultados obtidos, evidenciaram que, a população masculina (53%) foi a mais acometida por doenças hipertensivas, com maior prevalência de óbitos em pessoas de raça/cor parda (53%). A faixa etária com maior prevalência de óbitos foi a ≥ 80 anos de idade. Percebeu-se a necessidade de novos estudos voltados para essa temática, bem como maiores investimentos em medidas de prevenção, diagnóstico precoce e tratamento da HAS.

 

Palavras-chave: Hipertensão, Óbito, Ciências da Saúde, Epidemiologia Descritiva.

Biografia do Autor

Maria do Socorro Rocha Sarmento Nobre

Servidora pública municipal, graduada em Ciências Biológicas nas modalidades licenciatura e bacharelado pela Universidade Federal da Paraíba (2001-2002), respectivamente. Mestre em Ciências do Ambiente pela Universidade Federal do Tocantins. Especialista em direito Ambiental e Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana. Vigilância em Saúde, Preceptoria do SUS, Gestão em Saúde Informada por Evidências Cientificas pelo Hospital Sírio Libanês. Atualmente sou Bióloga em Saúde - Secretária Municipal de Saúde de Palmas/TO, atuando na Fundação Escola de Saúde Pública, onde estive a frente como chefe na Divisão de Educação Permanente em Saúde, coordenadora e tutora da residência médica e multiprofissional da FESP. Atualmente coordeno o Programa Qualifica RAVS. Tenho experiência na área de Biologia Geral, com ênfase em Ecologia ambiental, humana e da saúde, Epidemiologia, Saúde Pública e Coletiva, Educação Popular e Sistema Único de Saúde (SUS). Experiência profissional na Universidade Federal do Tocantins como substituta e na ITOP, onde ministrei Biofísica, bioquímica e bioquímica clínica, fisiologia, biologia celular, patologia, farmacologia saúde pública e coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: Meio Ambiente, Epidemiologia, saúde do trabalhador, direito ambiental e ecologia humana, ciências médicas e metodologias ativas de aprendizagem.

Publicado
2025-07-06
Como Citar
Silva Carneiro, H., & Rocha Sarmento Nobre, M. do S. (2025). Perfil epidemiológico dos óbitos por doenças hipertensivas no período de 2018 a 2023 em Palmas, Tocantins . REVISTA CEREUS, 17(2), 328-343. Recuperado de https://ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/5673
Seção
Artigos