Estratégias de Estudo e Desempenho Acadêmico:Um Olhar Sobre Estudantes Ingressantes de Medicina

A Focus on First-Year Medical Students

Resumo

Este estudo avaliou a relação entre os hábitos de estudo e o desempenho acadêmico dos estudantes ingressantes do curso de Medicina da Universidade UnirG – Paraíso. Tratou-se de uma pesquisa quantitativa e descritiva, na qual foram aplicados questionários a 51 estudantes do primeiro período. Os dados foram analisados por meio do software SPSS. Verificou-se que a organização pessoal e o gerenciamento eficiente do tempo estiveram associados a um melhor desempenho acadêmico, destacando-se o uso de cronogramas e planejamento estruturado. Os participantes relataram uma média de 3,45 horas diárias de estudo, com preferência pelo uso de resumos escritos como principal método de aprendizagem. Ambientes silenciosos favoreceram maior tempo de dedicação aos estudos, enquanto locais com distrações reduziram a produtividade. A realização de pausas frequentes mostrou-se benéfica para a concentração e retenção do conteúdo. Concluiu-se que estratégias de estudo bem planejadas, associadas a ambientes adequados e à organização eficiente, contribuíram significativamente para o sucesso acadêmico dos estudantes de Medicina.

Biografia do Autor

Gabriela Granada da Costa, Universidade de Gurupi - UNIRG

Estudante de Medicina na Universidade de Gurupi Campus Paraíso e bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) em 2025. Atualmente, está envolvida em projetos de pesquisa relacionados à instrumentalização em língua inglesa no ensino médico, aos hábitos de estudo dos estudantes de Medicina e ao estudo de casos clínicos.

Rosemeire Parada Granada Milhomens da Costa, Universidade de Gurupi - UNIRG

Doutora pela Universidade Federal do Tocantins, é docente na Universidade de Gurupi (UNIRG), atuando no curso de Letras e no Programa de Mestrado em Educação Social. Possui experiência em ensino de língua inglesa, linguística aplicada e estágios supervisionados na Educação Básica. Atualmente, é coordenadora do programa de línguas UNIRG - CELU

Mariana Mota Costa Carvalho, Universidade de Gurupi - UNIRG

Estudante de Medicina na Universidade de Gurupi Campus Gurupi. Atualmente, está envolvida em projetos de pesquisa relacionado aos hábitos de estudo dos estudantes de Medicina e ao estudo de casos clínicos.

Heloísa Trajano Fransolin, Universidade de Gurupi - UNIRG

Estudante de Medicina na Universidade de Gurupi Campus Paraíso. Atualmente, está envolvida em projetos de pesquisa relacionado aos hábitos de estudo dos estudantes de Medicina e ao estudo de casos clínicos.

Jussara Resende Costa Santos, Universidade de Gurupi - UNIRG

Pós-Doutora em Ciências da Educação pela Universidade do Minho-Portugal e docente e docente da Universidade de Gurupi (UnirG), atuando no curso de Pedagogia e Medicina e no Programa de Mestrado em Educação Social.

Publicado
2025-12-18
Como Citar
Granada da Costa, G., Parada Granada Milhomens da Costa, R., Mota Costa Carvalho, M., Trajano Fransolin, H., & Resende Costa Santos, J. (2025). Estratégias de Estudo e Desempenho Acadêmico:Um Olhar Sobre Estudantes Ingressantes de Medicina. REVISTA CEREUS, 17(4), 43-52. Recuperado de https://ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/5930
Seção
Artigos