Estratégias de Estudo e Desempenho Acadêmico:Um Olhar Sobre Estudantes Ingressantes de Medicina
A Focus on First-Year Medical Students
Resumo
Este estudo avaliou a relação entre os hábitos de estudo e o desempenho acadêmico dos estudantes ingressantes do curso de Medicina da Universidade UnirG – Paraíso. Tratou-se de uma pesquisa quantitativa e descritiva, na qual foram aplicados questionários a 51 estudantes do primeiro período. Os dados foram analisados por meio do software SPSS. Verificou-se que a organização pessoal e o gerenciamento eficiente do tempo estiveram associados a um melhor desempenho acadêmico, destacando-se o uso de cronogramas e planejamento estruturado. Os participantes relataram uma média de 3,45 horas diárias de estudo, com preferência pelo uso de resumos escritos como principal método de aprendizagem. Ambientes silenciosos favoreceram maior tempo de dedicação aos estudos, enquanto locais com distrações reduziram a produtividade. A realização de pausas frequentes mostrou-se benéfica para a concentração e retenção do conteúdo. Concluiu-se que estratégias de estudo bem planejadas, associadas a ambientes adequados e à organização eficiente, contribuíram significativamente para o sucesso acadêmico dos estudantes de Medicina.
Copyright (c) 2025 REVISTA CEREUS

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Os autores do manuscrito submetido declaram ter conhecimento que em caso de aceitação do artigo, a Revista Cereus, passa a ter todos os direitos autorais sobre o mesmo. O Artigo será de propriedade exclusiva da Revista, sendo vedada qualquer reprodução, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica.