Diabetes Mellitus Gestacional: Perfil sociodemográfico e conhecimento sobre o conceito e diagnóstico da doença de gestantes assistidas em uma Unidade de Saúde da Família do Município de Palmas-TO

Resumen

A Diabetes Mellitus Gestacional (DMG) é descrita por um estado de hiperglicemia detectado pela primeira vez durante o período gestacional. Essa alteração metabólica é decorrente de alterações fisiológicas do organismo materno e pode trazer graves complicações para a saúde materno fetal. Diante deste cenário, este trabalho tem por objetivo descrever o perfil sociodemográfico e avaliar o conhecimento sobre o conceito e diagnóstico de DMG de gestantes assistidas em uma Unidade de Saúde da Família do município de Palmas-TO. O seguinte trabalho trata-se de uma pesquisa quantitativa do tipo descritiva. A coleta de dados foi realizada com 27 gestantes de uma Unidade de Saúde da Família, do município de Palmas-Tocantins, através de uma entrevista semiestruturada. Após coleta e análise dos dados foi possível identificar que a maioria das mulheres entrevistadas encontravam-se na faixa etária até 29 anos, possuíam ensino médio completo, eram casadas, de etnia/cor parda e com renda mensal de 1 salário mínimo. A respeito do conhecimento sobre a DMG a maioria das mulheres desconheciam sobre o conceito e diagnóstico da doença. Através dessa pesquisa percebe-se a necessidade da elaboração de estratégias voltadas a disseminação de informações durante o período gestacional considerando as complicações materno/fetais que a DMG pode proporcionar.

Biografía del autor/a

Danielle Rosa Evangelista, Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (2007), especialização em Enfermagem Obstétrica pela Universidade Estadual do Ceará (2012), Especialização em Gestão de Programas de Residências em Saúde (GPRS), pelo Instituto Sírio Libânes (2023), Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (2009) e Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (2012). Atualmente é professora da Universidade Federal do Tocantins (UFT) na disciplina Saúde Sexual e Ciclo Reprodutivo da Mulher. Vinculada ao corpo docente do Mestrado Profissional em Ciências da Saúde da UFT.

Publicado
2025-12-18
Cómo citar
Peixoto Lima, J., & Danielle Rosa Evangelista. (2025). Diabetes Mellitus Gestacional: Perfil sociodemográfico e conhecimento sobre o conceito e diagnóstico da doença de gestantes assistidas em uma Unidade de Saúde da Família do Município de Palmas-TO. REVISTA CEREUS, 17(4), 53-65. Recuperado a partir de https://ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/5934