Perfil epidemiológico de pacientes com varicela no brasil nos anos de 2019 a 2023 e a relação com a vacinação
Augustha Patz da Silva, Diane Gabrieli Tonin, Cintia Bassani, Luciana Kase Tanno
Resumo
A varicela, causada pelo vírus varicela-zoster, é altamente contagiosa e perigosa para grupos vulneráveis, como crianças, idosos e imunocomprometidos. A introdução da vacina no Programa Nacional de Imunizações (PNI) reduziu significativamente os casos graves, mas a pandemia de COVID-19 impactou a adesão às campanhas de vacinação. Este estudo analisou o perfil epidemiológico de pacientes com varicela no Brasil entre 2019 e 2023, utilizando uma abordagem quantitativa e dados do DATASUS. Foram registrados 51.073 novos casos no período, com taxa média de 4,86 casos por 100 mil habitantes, sendo o pico em 2019. O perfil predominante foi de indivíduos do sexo masculino, entre 1 a 4 anos, de raça parda e residentes da região Nordeste. Apesar da redução na incidência ao longo dos anos, a pandemia prejudicou a cobertura vacinal, evidenciando desafios no controle da doença. O estudo reforça a importância da vacinação para prevenir complicações e destaca a necessidade de ações coordenadas e contínuas para manter altas coberturas vacinais. Profissionais de saúde e gestores devem investir em estratégias para melhorar a adesão às vacinas, protegendo os grupos mais vulneráveis e promovendo a saúde pública.
Copyright (c) 2025 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.