Resistência bacteriana a antimicrobianos sob a perspectiva One Health: uma revisão integrativa da literatura
Letícia Dickmann, Ana Paula Dalmagro
Resumo
A resistência bacteriana a antimicrobianos (RBA) representa um dos maiores desafios de saúde pública, dificultando o tratamento de infecções e aumentando a morbimortalidade mundial. Esse fenômeno decorre da adaptação das bactérias frente ao uso de antimicrobianos, enquanto o desenvolvimento de novos fármacos não acompanha a velocidade de surgimento de cepas resistentes. Nesse contexto, a perspectiva One Health tem ganhado destaque ao reconhecer a interconexão entre seres humanos, animais e meio ambiente. Esta revisão integrativa reuniu 12 artigos das bases PubMed, SciELO, ScienceDirect e Google Acadêmico, selecionados a partir dos descritores “resistência a antimicrobianos”, “Saúde Única”, “alimentos”, “água” e “meio ambiente”. Os estudos analisados, conduzidos em países como Brasil, Índia, África do Sul, China e Itália, evidenciaram a presença de bactérias patogênicas resistentes – sobretudo Escherichia coli, Klebsiella pneumoniae e Aeromonas spp. – em alimentos de origem animal, água e fezes humanas e animais. As classes de antimicrobianos com maior incidência de resistência foram β-lactâmicos, tetraciclinas, fluoroquinolonas e sulfonamidas. Os achados reforçam a relevância da abordagem One Health para compreender as vias de disseminação da RBA e subsidiar estratégias de monitoramento e controle, essenciais para mitigar seus impactos globais.
Copyright (c) 2025 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.