Práticas de enfermeiros no combate à sífilis na gestação na atenção primária: uma revisão integrativa

Abraão Albino Mendes Júnior, Kassia Camila Santos Nunes, Cintia Maria de Lima Barbosa, Bruno Leonardo de Souza Serra, Ana Caroline Almeida Brito, Ana Patrícia Fonseca Coelho Galvão, Nailde Melo Santos

Resumen

A sífilis é uma das infecções mais prevalentes durante a gestação e está associada ao aumento da morbimortalidade perinatal, sendo imprescindíveis a identificação precoce e a implementação do tratamento em tempo oportuno. Na atenção primária, a assistência pré-natal conta com tecnologias e uma equipe multiprofissional para realizar o rastreamento e o tratamento da infecção, sendo o enfermeiro um profissional de destaque nesse processo. Assim, o presente estudo objetivou identificar, na literatura científica, as condutas adotadas pelo profissional no combate à infecção durante a gestação, no contexto da atenção primária brasileira. Foi realizada uma revisão integrativa da literatura nas bibliotecas virtuais: Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Scientific Electronic Library Online (SciELO). Foram selecionados artigos originais, em português, publicados entre 2014 e 2023 e caracterizados como estudos primários, com o auxílio da ferramenta Rayyan. Após a análise das publicações, 12 artigos foram incluídos, os quais indicam que o enfermeiro segue as normativas do Ministério da Saúde, havendo discrepâncias em algumas práticas. Entre as principais atividades realizadas, destaca-se a realização de testes rápidos, educação em saúde, solicitação de exames, prescrição e administração do tratamento e captação do parceiro. Os resultados reforçam o papel fundamental do profissional no combate à infecção, além de apontar a necessidade de difusão de protocolos e de educação continuada, fortalecendo, assim, a prática profissional.

Biografía del autor/a

Abraão Albino Mendes Júnior, Universidade CEUMA

Possui graduação em Enfermagem e mestrado em Gestão de Programas e Serviços de Saúde pela Universidade CEUMA (UniCEUMA), especializações em Saúde Pública com ênfase em Estratégia Saúde da Família e Auditoria em Serviços de Saúde. 

Kassia Camila dos Santos Nunes, Universidade CEUMA

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade CEUMA.

Cintia Maria de Lima Barbosa, Universidade CEUMA

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade CEUMA (UniCEUMA), especializações em Saúde Pública e Saúde Mental. Atualmente, aluna do Mestrado Biociências Aplicadas a Saúde da UniCEUMA.

Bruno Leonardo de Souza Serra, Universidade Federal do Maranhão

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Ana Caroline Almeida Brito, Universidade CEUMA

Graduanda em Enfermagem pela Universidade CEUMA.

Ana Patrícia Fonseca Coelho Galvão, Universidade CEUMA

Possui graduação em Enfermagem, doutorado em Ciências da Saúde pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e Mestrado em Saúde e Ambiente pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Nailde Melo Santos, Universidade CEUMA

Possui graduação em Enfermagem e doutorado em Odontologia pela Universidade CEUMA (UniCEUMA). Além disso, possui mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Publicado
2025-03-13