Práticas de enfermeiros no combate à sífilis na gestação na atenção primária: uma revisão integrativa
Abraão Albino Mendes Júnior, Kassia Camila Santos Nunes, Cintia Maria de Lima Barbosa, Bruno Leonardo de Souza Serra, Ana Caroline Almeida Brito, Ana Patrícia Fonseca Coelho Galvão, Nailde Melo Santos
Resumo
A sífilis é uma das infecções mais prevalentes durante a gestação e está associada ao aumento da morbimortalidade perinatal, sendo imprescindíveis a identificação precoce e a implementação do tratamento em tempo oportuno. Na atenção primária, a assistência pré-natal conta com tecnologias e uma equipe multiprofissional para realizar o rastreamento e o tratamento da infecção, sendo o enfermeiro um profissional de destaque nesse processo. Assim, o presente estudo objetivou identificar, na literatura científica, as condutas adotadas pelo profissional no combate à infecção durante a gestação, no contexto da atenção primária brasileira. Foi realizada uma revisão integrativa da literatura nas bibliotecas virtuais: Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Scientific Electronic Library Online (SciELO). Foram selecionados artigos originais, em português, publicados entre 2014 e 2023 e caracterizados como estudos primários, com o auxílio da ferramenta Rayyan. Após a análise das publicações, 12 artigos foram incluídos, os quais indicam que o enfermeiro segue as normativas do Ministério da Saúde, havendo discrepâncias em algumas práticas. Entre as principais atividades realizadas, destaca-se a realização de testes rápidos, educação em saúde, solicitação de exames, prescrição e administração do tratamento e captação do parceiro. Os resultados reforçam o papel fundamental do profissional no combate à infecção, além de apontar a necessidade de difusão de protocolos e de educação continuada, fortalecendo, assim, a prática profissional.
Copyright (c) 2025 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.