Hérnia de amyand: desafio invisível no saco herniário
Mariana Mota Costa Carvalho, Ayla Caroline de Lima Pedreira, Gabriela Granada da Costa, Giovana Antunes Spíndola, Letícia Antunes Spíndola, Manuela Faria de Bessa, Mariana Parreira Neri, Rodrigo da Costa Carvalho
Resumen
Este artigo relata um caso de hérnia de Amyand, uma condição rara em que o apêndice vermiforme está presente no saco herniário, acompanhado de apendicite aguda, com o objetivo de descrever o diagnóstico e o manejo cirúrgico, além de discutir sua relevância na prática médica. A metodologia envolveu a análise clínica e cirúrgica do caso, realizado em um hospital de referência na cidade de Gurupi-TO, onde o paciente apresentou dor inguinal com abaulamento irreduzível. A tomografia computadorizada (TC) de pelve, apesar de ser um método comum para diagnósticos diferenciais, não foi utilizada devido à urgência da intervenção cirúrgica. Os resultados destacaram que a inspeção intraoperatória foi fundamental para guiar a escolha do procedimento adequado, minimizando os riscos de complicações pós-operatórias. Conclui-se que uma avaliação criteriosa e a adaptação do manejo cirúrgico às condições específicas do apêndice foram cruciais para o sucesso do tratamento, contribuindo para a literatura médica sobre práticas em emergências envolvendo hérnias raras.
Derechos de autor 2025 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH

Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObrasDerivadas 4.0.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.