Perfil Sociodemográfico, Obstétrico e de Aleitamento Materno de Mães que Amamentam Crianças Menores de um Ano Cadastradas na Estratégia Saúde da Família

João Rodrigo Araújo da Silva, Ezequiel Almeida Barros, Romila Martins de Moura Stabnow Santos, Jurandir Xavier de Sá Junior, Ana Cristina Pereira de Jesus Costa, Christiane Santos de Carvalho, Marcelino Santos Neto, Floriacy Stabnow Santos

Resumen

Objetivo: Descrever o perfil sociodemográfico, obstétrico e de AM de mães que amamentam crianças menores cadastradas na estratégia de saúde da família. Materiais e Métodos: Estudo descritivo, transversal e com abordagem quantitativa realizado com mães que amamentam crianças menores de um ano de idade, cadastradas na estratégia de saúde da família. A coleta de dados foi realizada no período entre setembro de 2021 a agosto de 2022. Utilizou-se formulário adaptado da II Pesquisa de Prevalência de Aleitamento Materno nas Capitais Brasileiras e Distrito Federal, e logo após os dados foram processados com estatística descritiva. Resultados: Observou-se que a maioria das mães tinham idade entre 20 e 29 anos, eram casadas, tinham entre 10 e 12 anos de estudo, não tinham emprego formal durante a gestação, eram donas de casa, tinham renda familiar entre um e dois salários-mínimos, eram multíparas, não tiveram história de abortamento,  fizeram pré-natal, receberam orientação sobre amamentação durante as consultas, e ficaram junto da bebê na primeira hora de vida. Conclusões: Os resultados desse estudo podem servir de estímulo para que práticas de apoio e incentivo ao aleitamento materno sejam desenvolvidas na atenção primária.  

Biografía del autor/a

João Rodrigo Araújo da Silva, Universidade Federal do Maranhão

Enfermeiro pela Universidade Federal do Maranhão.

Ezequiel Almeida Barros, Universidade Federal do Maranhão

Graduando em Medicina pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU) e Enfermagem também pela UNINASSAU. Experiência em pesquisa nas áreas de Saúde Mental pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão - FAPEMA (UFMA, Imperatriz, 2022-2023), Saúde Materno-infantil - FAPEMA (UFMA, Imperatriz, 2022-2023), Saúde Pública/epidemiologia pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq (UFMA, Imperatriz, 2023-2025). Presidente da Liga de Atenção à Saúde Mental - LASAM (UFMA, Imperatriz, 2022-2022). Diretor de Pesquisa da Liga de Estética e Cosmiatria em Enfermagem - LIACE (UFMA, Imperatriz, 2022-2023). Monitor da Disciplina de Enfermagem em Saúde do Adulto em Cuidados Críticos (UFMA, Imperatriz, 2024-2025). Monitor da disciplina Fundamentos de Saúde Coletiva (UFMA, Imperatriz, 2022-2023). Monitor da disciplina Anatomia Humana (UFMA, Imperatriz 2021 - 2022). Monitor da disciplina de Genética e Embriologia (UFMA, Imperatriz, 2022-2022). Voluntário do projeto Enfermeiros do Riso (UFMA, Imperatriz, 2021-2021). 

Romila Martins de Moura Stabnow Santos, Universidade Federal do Maranhão

Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde e Tecnologia da Universidade Federal do Maranhão.

Jurandir Xavier de Sá Junior, Universidade Federal do Maranhão

Enfermeiro. Mestrando pelo Programa  de  Pós-Graduação  em Saúde e Tecnologia da Universidade Federal do Maranhão.

Ana Cristina Pereira de Jesus Costa, Universidade Federal do Maranhão

Graduada em Enfermagem pela Universidade Estadual do Pará (2003); Mestre em Enfermagem (2013) e Doutora em Enfermagem (2016) pela Universidade Federal do Ceará. Professora Adjunta IV do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão, Campus Imperatriz. Docente da disciplina Saúde da Criança e do Adolescente I. Professora dos Cursos de Pós-Graduação em Saúde e Tecnologia (PPGST) - Mestrado Acadêmico e da Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família (RENASF) - Mestrado Profissional, ambos na Universidade Federal do Maranhão.

Christiane Santos de Carvalho, Universidade Federal do Maranhão

Enfermeira.     Mestranda     no Programa  de  Pós-graduação  em Saúde e Tecnologia da Universidade Federal do Maranhão. 

Marcelino Santos Neto, Universidade Federal do Maranhão

Atualmente é Bolsista de Produtividade em Pesquisa pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão - FAPEMA. Doutor em Ciências - Saúde Pública pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP). Mestre em Gestão, Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologia Farmacêutica pela Universidade Católica de Goiás (UCG-GO). Especialista em Educação a Distância pela Faculdade Reunida de Ilha Solteira- FAR, Gestão em Sistemas e Serviços de Saúde pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA/NEAD, Citologia Clínica pela Sociedade Brasileira de Citologia Clínica - SBCC e Saúde da Família pela Faculdade Atenas Maranhense - FAMA. Licenciatura ( Esquema I - Formação Pedagógica de Docentes) em Química/Biologia pelo CEFET/UNEDI. Graduado em Farmácia e Habilitado em Análises Clínicas (Bioquímica) pela Universidade Federal do Pará - UFPA. Possui experiência nas áreas de Saúde Pública, Epidemiologia, Análise Espaço-temporal, Assistência Farmacêutica, Diagnóstico Laboratorial e EAD. Foi tutor/orientador de TCC dos Cursos de Especialização em Saúde Materno Infantil, Saúde da Família, Atenção Básica - Mais Médicos/PROVAB e Nefrologia Multidisciplinar da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNASUS/UFMA). Atuou como Supervisor de tutoria no Curso Saúde com Agente promovido pela UFGRS em parceria com o Ministério da Saúde e CONASEMS. Foi Bolsista de Produtividade FAPEMA (Jovem Doutor - 2021-2023). Professor Associado II do Curso de Enfermagem da Federal do Maranhão - Centro de Ciências de Imperatriz, Professor Permanente dos Cursos de Pós Graduação em Saúde da Família (PPGSF/UFMA - Mestrado e Doutorado) e Pós Graduação em Saúde e Tecnologia (PPGST/UFMA - Mestrado), Vice-coordenador do Programa de Pós Graduação em Saúde da Família (PPGSF/RENASF UFMA - Pólo Imperatriz), Coordenador de Projeto de Pesquisa financiado pelo CNPq e FAPEMA e Orientador de Doutorado, Mestrado e Iniciação Científica PIBIC/UFMA (CNPq e FAPEMA). É líder do Grupo de Pesquisa em Saúde Pública, Membro do Grupo de Estudos Operacionais em Tuberculose (GEOTB), da Rede Brasileira de Pesquisa em Tuberculose (REDE TB), do Grupo de Altos Estudos de Avaliação de Processos e Práticas da Atenção Primária à Saúde e Enfermagem (GAAPS) da EERP/USP, do Grupo de Estudos sobre os Cuidados de Enfermagem Sistematizados (GECES) e do Grupo de Pesquisa em Patologia e Genética Molecular, Biomateriais e Bioprodutos do CCIM/UFMA. 

Floriacy Stabnow Santos, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Ciências - Saúde Pública pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP)(2015), Mestre em Liderança pela Universidade de Santo Amaro-UNISA (2005), Especialista em Metodologias Ativas (UNASP - 2020), Especialista em Nefrologia Multidisciplinar (UFMA - 2015), Especialista em Educação a Distância (FAR - 2012), Especialista em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde (UFMA - 2011), Especialista em Enfermagem Obstétrica e Neonatal (INESUL - 2009), Especialista em Saúde Pública: Saúde da Família (UFMA - 2003), Especialista em Metodologia do Ensino Superior (UFMA - 2000), Graduação em Enfermagem e Obstetrícia pelo Centro Universitário Adventista São Paulo (1982). Com atuação profissional na área hospitalar, na Atenção Básica e no Magistério. Áreas de atuação em Saúde Materno-infantil e Saúde pública. Atuou como Enfermeira no Hospital Regional Materno Infantil de Imperatriz - MA por 22 anos. Foi tutor/orientador de TCC dos Cursos de Especialização em Saúde Materno Infantil, Saúde da Família, Atenção Básica - Mais Médicos/PROVAB da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNASUS/UFMA). Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal do Maranhão - CCSST. Atua na Graduação em Enfermagem e na Pós-graduação no Mestrado em Saúde e Tecnologia da Universidade Federal do Maranhão (PPGST/UFMA) Orientador de Mestrado e Iniciação Científica PIBIC/UFMA (CNPq, FAPEMA e Voluntário). Coordenadora do Grupo de pesquisa em Saude Pública da UFMA (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3243272625210360). 

Publicado
2025-12-05