Influência do Período Pandêmico do COVID-19 em Internamentos Prevalentes Pediátricos em um Hospital Público
Angela de Souza Cajuhi, Ana Carolaine de Souza Batista, Cleuma Sueli Santos Suto
Resumo
O presente estudo tem como objetivo analisar o perfil das causas de internamentos mais prevalentes em menores de 10 anos, em um hospital público pernambucano, durante o período de pandemia por COVID-19. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, transversal, retrospectiva e descritiva. Foi utilizado o DATASUS para a coleta de dados, por meio de um instrumento de coleta de dados construído pelas autoras. Os dados foram organizados e processados, sob estatística simples, utilizando o Microsoft Excel, que permitiu a confecção de tabelas e gráficos para apresentação dos resultados e discussão dos achados. Do total de internamentos, 56% eram do sexo masculino, 77% eram da raça/cor parda, a faixa etária mais encontrada foi de <1 ano por causas gerais e 1-4 anos por causas externas. Quanto ao caráter de atendimento 99% era urgência; dentre as causas, 60% foram por afecções no período neonatal e 27% doenças respiratórias. A pandemia modificou o padrão dos internamentos com inicial queda dos internamentos por causas gerais e posterior aumento em 2021, concentrados nas causas respiratórias, além do aumento dos internamentos por causas externas. Conclui-se que o período pandêmico afetou as causas mais prevalentes de internamentos pediátricos.
Copyright (c) 2024 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.