Influência do Período Pandêmico do COVID-19 em Internamentos Prevalentes Pediátricos em um Hospital Público

Angela de Souza Cajuhi, Ana Carolaine de Souza Batista, Cleuma Sueli Santos Suto

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar o perfil das causas de internamentos mais prevalentes em menores de 10 anos, em um hospital público pernambucano, durante o período de pandemia por COVID-19. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, transversal, retrospectiva e descritiva. Foi utilizado o DATASUS para a coleta de dados, por meio de um instrumento de coleta de dados construído pelas autoras. Os dados foram organizados e processados, sob estatística simples, utilizando o Microsoft Excel, que permitiu a confecção de tabelas e gráficos para apresentação dos resultados e discussão dos achados. Do total de internamentos, 56% eram do sexo masculino, 77% eram da raça/cor parda, a faixa etária mais encontrada foi de <1 ano por causas gerais e 1-4 anos por causas externas. Quanto ao caráter de atendimento 99% era urgência; dentre as causas, 60% foram por afecções no período neonatal e 27% doenças respiratórias. A pandemia modificou o padrão dos internamentos com inicial queda dos internamentos por causas gerais e posterior aumento em 2021, concentrados nas causas respiratórias, além do aumento dos internamentos por causas externas. Conclui-se que o período pandêmico afetou as causas mais prevalentes de internamentos pediátricos.

Biografia do Autor

Angela de Souza Cajuhi, Dom Malan - Instituto Social Medianeiras da Paz/PE

Enfermeira Especialista em Saúde da Criança do Hospital Dom Malan-ISMEP/PE; Enfermeira Obstetra pelo Hospital Geral Roberto Santos/SESAB; Bacharela em Enfermagem pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB.

Cleuma Sueli Santos Suto, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Enfermeira (UEFS), Doutorado e Mestrado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem (UFBA). Especialista em Obstetrícia e Saúde Pública. Professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus VII. Docente Permanente do Programa de Pós-graduação em Ciências do Cuidar em Saúde (UNEB) e do Mestrado Profissional em Enfermagem (UEFS). Integrante dos grupos de pesquisa Grupo QUALES (UNEB) e COGITARE (UEFS). Pesquisadora da Teoria da Representações Sociais e das temáticas: HIV/Aids, IST, sexualidade, atenção básica e enfermagem. 

Publicado
2024-12-04