Perfil Epidemiológico e Tendência Temporal da Mortalidade por Suicídio em Marabá, PA: De 2010 a 2020
Leonan Melo de Sousa, Játila Gomes Cavalcante , Evelly David Gonçalves, Daniela Soares Leite
Resumo
Objetivo: Traçar perfil epidemiológico e a tendência temporal de mortalidade por suicídio do município de Marabá do Estado do Pará, no período de 2010 a 2020. Método: Estudo transversal de natureza quantitativa, realizado com uso de dados disponibilizados pelo SINAN do município de Marabá, Pará, a partir dos dados de lesões autoprovocadas intencionalmente de 2010 a 2020. Pesquisa com dados secundários, não sendo necessário a apresentação ao Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados: Foram registradas 156 mortes por suicídio, com predominância nos registros de mortes masculinas (85,26%), na faixa etária de 20 a 29 anos (23,71%), a raça/cor parda (83,33%), escolaridade de 4 a 7 anos (31,41%), estado civil solteiros (60,89%) e local de maior ocorrência foi em domicílio (69,59%). Considerações finais: Evidenciou-se a maior vulnerabilidade no perfil epidemiológico apresentado. Além de ressaltar o suicídio como um problema de saúde pública expressivo que vem aumentando no decorrer do tempo.
Palavras-chave: Suicídio. Mortalidade. Saúde menta. Epidemiologia.
Copyright (c) 2025 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.