EFÍGIE DA MULHER: ANÁLISE DO CONTEÚDO MIDIÁTICO FEMININO EM ANÚNCIOS DA REVISTA VEJA

  • Brunna Mariano Silva CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIRG
  • Denise Alves de Oliveira Centro Universitário Unirg
  • Larissa Queiroz Azevedo de Aquino Centro Universitário Unirg

Resumen

Atualmente, a mídia detém um papel fundamental na transmissão de conhecimento e na construção das representações sociais, sendo que a mesma tem influenciado intensamente no comportamento e na conduta dos indivíduos contemporâneos, principalmente da mulher, devido a mesma estar cada vez mais em evidência, ora enquanto consumidora, ora como meio de atrair consumidores. Buscou-se com esta pesquisa identificar a relação entre o feminino e os anúncios de uma revista semanal de circulação nacional. Realizou-se uma pesquisa documental de caráter exploratório-descritivo de abordagem quantitativa. A pesquisa foi realizada com base na análise de imagens femininas vinculadas a anúncios da Revista Veja. Obteve-se o índice geral de 37% dos anúncios enfatizando a imagem da mulher. Os meses de Abril e Setembro tiveram respectivamente 47% e 43% dos anúncios que utilizaram a imagem feminina como mídia. A categoria que teve maior destaque foi Moda e Produtos de Beleza, obtendo o índice de 38%. Prevaleceu a imagem da mulher adulta com 99% e 70% não eram celebridades. Em 61% dos anúncios as mulheres apareciam acompanhadas, seja por um par (masculino), suposta família ou grupo de pessoas. Conclui-se que os anúncios estão consideravelmente explorando a imagem feminina, aproximando da realidade da massa social, estimulando a venda não somente às mulheres, mas também ao gênero masculino e nas mais diversas faixas etárias e econômicas. A imagem da mulher é considerada atrativa, sendo alvo de marketing.

 

Palavras-Chave: Imagem Feminina; Publicidade; Mídia; Psicologia.

Publicado
2016-09-15
Cómo citar
Silva, B. M., Oliveira, D. A. de, & Aquino, L. Q. A. de. (2016). EFÍGIE DA MULHER: ANÁLISE DO CONTEÚDO MIDIÁTICO FEMININO EM ANÚNCIOS DA REVISTA VEJA. REVISTA CEREUS, 8(2), 129 - 143. Recuperado a partir de http://ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/1050