A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID PARA ALUNOS DO 9º ANO DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE GURUPI-TO

  • João Bartholomeu Centro Universitário UnirG

Resumo

O presente estudo buscou identificar os conhecimentos adquiridos por alunos do 9º ano nas atividades realizadas no projeto de extensão Pibid da área de Educação Física e analisar o significado e importância das experiências na aprendizagem dos alunos. É uma pesquisa de campo com característica exploratório e descritiva, de natureza qualitativa, e para levantamento dos dados utilizamos uma entrevista estruturada contendo questões geradoras. A amostra da pesquisa foi composta pelos alunos matriculados no 9º ano do Ensino Fundamental da escola municipal na cidade de Gurupi-TO. Para análise dos resultados foi utilizada a Análise de Conteúdo: Técnica de Elaboração e Análise de Unidades de Significados. Os resultados permitem observar que as aulas do Pibid estão sendo importante para os alunos, e que tem contribuído para uma nova concepção do papel da Educação Física na escola. Os alunos relatam novos conhecimentos a conteúdos que eles passaram a vivenciar a partir das aulas ministradas pelos bolsistas do Pibid. O presente estudo permite refletir sobre as contribuições do Pibid para a comunidade escolar, especificamente para os alunos do 9º ano e sinalizaram a importância deste programa na formação dos alunos e na qualidade de ensino. 

Biografia do Autor

João Bartholomeu, Centro Universitário UnirG
Professor Adjunto I do Centro Universitário UnirG, graduado, especialista e mestre em Educação Física.
Publicado
2015-12-23
Como Citar
Bartholomeu, J. (2015). A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID PARA ALUNOS DO 9º ANO DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE GURUPI-TO. REVISTA CEREUS, 7(3), 57-69. Recuperado de http://ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/1057