A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID PARA ALUNOS DO 9º ANO DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE GURUPI-TO
Abstract
O presente estudo buscou identificar os conhecimentos adquiridos por alunos do 9º ano nas atividades realizadas no projeto de extensão Pibid da área de Educação Física e analisar o significado e importância das experiências na aprendizagem dos alunos. É uma pesquisa de campo com característica exploratório e descritiva, de natureza qualitativa, e para levantamento dos dados utilizamos uma entrevista estruturada contendo questões geradoras. A amostra da pesquisa foi composta pelos alunos matriculados no 9º ano do Ensino Fundamental da escola municipal na cidade de Gurupi-TO. Para análise dos resultados foi utilizada a Análise de Conteúdo: Técnica de Elaboração e Análise de Unidades de Significados. Os resultados permitem observar que as aulas do Pibid estão sendo importante para os alunos, e que tem contribuído para uma nova concepção do papel da Educação Física na escola. Os alunos relatam novos conhecimentos a conteúdos que eles passaram a vivenciar a partir das aulas ministradas pelos bolsistas do Pibid. O presente estudo permite refletir sobre as contribuições do Pibid para a comunidade escolar, especificamente para os alunos do 9º ano e sinalizaram a importância deste programa na formação dos alunos e na qualidade de ensino.
DECLARAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Os autores do manuscrito submetido declaram ter conhecimento que em caso de aceitação do artigo, a Revista Cereus, passa a ter todos os direitos autorais sobre o mesmo. O Artigo será de propriedade exclusiva da Revista, sendo vedada qualquer reprodução, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica.