O SENTIDO DO CONSUMO PARA MEMBROS DAS GERAÇÕES X, Y E Z: contribuições da pesquisa transformativa do consumidor

  • Gustavo Tomaz Almeida Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e Centro Universitário UNA
  • Cristiana Trindade Ituassu Doutora em Administração pela FGV/SP. Professora do Programa de Mestrado em Administração do Centro Universitário UNA.
  • Luiz Rodrigo Cunha Moura Doutor em Administração pela UFMG. Professor do Programa de Mestrado em Administração do Centro Universitário UNA.

Resumo

Este trabalho objetiva identificar o sentido do consumo, entendido como eixo central da sociedade, além de abranger raízes e reflexos deste fenômeno. Para tanto, optou-se por focar os grupos geracionais X, Y e Z. A perspectiva construcionista e o paradigma interpretativista adotados permitiram conceber o fenômeno como um empreendimento humano. Como método de coleta de dados, adotaram-se entrevistas individuais realizadas com três sujeitos de cada geração, além de técnicas projetivas de associação de palavras, complementação de frases e elaboração de desenhos. Entre os resultados, a pesquisa destaca o papel do status, as questões relacionadas com a satisfação pessoal e os aspectos financeiros, legitimando a competição e cristalizando, ainda, os termos disputa e ambição, concebendo-lhes também como inevitáveis para a progressão social ou individual, de que o consumo se mostra um instrumento eficaz. Entendê-lo como uma instituição implica acreditar que, na contemporaneidade, seu sentido foi reificado. Na descrição desse fato e na discussão de suas consequências constam as contribuições da pesquisa para a sustentabilidade, buscando uma possível desnaturalização do termo ao indicar que pode haver novas posturas frente ao fenômeno.

Biografia do Autor

Gustavo Tomaz Almeida, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e Centro Universitário UNA
Doutorando em Administração pela Pontificia Universidade Católicas de Minas Gerais (PUC/MG) e mestre em Administração pelo Centro Universitário UNA.
Cristiana Trindade Ituassu, Doutora em Administração pela FGV/SP. Professora do Programa de Mestrado em Administração do Centro Universitário UNA.
Doutora em Administração pela FGV/SP. Professora do Programa de Mestrado em Administração do Centro Universitário UNA.
Luiz Rodrigo Cunha Moura, Doutor em Administração pela UFMG. Professor do Programa de Mestrado em Administração do Centro Universitário UNA.
Doutor em Administração pela UFMG. Professor do Programa de Mestrado em Administração do Centro Universitário UNA.
Publicado
2016-06-02
Como Citar
Almeida, G. T., Ituassu, C. T., & Moura, L. R. C. (2016). O SENTIDO DO CONSUMO PARA MEMBROS DAS GERAÇÕES X, Y E Z: contribuições da pesquisa transformativa do consumidor. REVISTA CEREUS, 8(1), 96 - 126. Recuperado de http://ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/1105
Seção
Artigos