O SENTIDO DO CONSUMO PARA MEMBROS DAS GERAÇÕES X, Y E Z: contribuições da pesquisa transformativa do consumidor
Abstract
Este trabalho objetiva identificar o sentido do consumo, entendido como eixo central da sociedade, além de abranger raízes e reflexos deste fenômeno. Para tanto, optou-se por focar os grupos geracionais X, Y e Z. A perspectiva construcionista e o paradigma interpretativista adotados permitiram conceber o fenômeno como um empreendimento humano. Como método de coleta de dados, adotaram-se entrevistas individuais realizadas com três sujeitos de cada geração, além de técnicas projetivas de associação de palavras, complementação de frases e elaboração de desenhos. Entre os resultados, a pesquisa destaca o papel do status, as questões relacionadas com a satisfação pessoal e os aspectos financeiros, legitimando a competição e cristalizando, ainda, os termos disputa e ambição, concebendo-lhes também como inevitáveis para a progressão social ou individual, de que o consumo se mostra um instrumento eficaz. Entendê-lo como uma instituição implica acreditar que, na contemporaneidade, seu sentido foi reificado. Na descrição desse fato e na discussão de suas consequências constam as contribuições da pesquisa para a sustentabilidade, buscando uma possível desnaturalização do termo ao indicar que pode haver novas posturas frente ao fenômeno.
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