GRAMÁTICA E ENSINO: ANÁLISE LINGUÍSTICA E GÊNEROS TEXTUAIS

  • Bruno Gomes Pereira Universidade Federal do Tocantins
  • Aurílio Soares da SILVA Universidade Federal do Tocantins (UFT),
  • Romildo Rezende de SOUZA Universidade Federal do Tocantins (UFT),
  • Janete Silva dos SANTOS Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Resumo

Neste artigo, faz-se um apanhado das concepções atuais de ensino de língua, a fim de se analisarem perspectivas metodológicas que favorecem o melhor aproveitamento do ensino e da aprendizagem no nível Fundamental. Nosso enfoque gira em torno dos Parâmetros Curriculares Nacionais, com vista aos estudos de gêneros textuais e análise linguística (AL), precisamente no empenho de entender como a AL pode contribuir para o desenvolvimento da capacidade linguística do aluno no Ensino Fundamental. Nossa investigação, de abordagem qualitativa, é pautada em dados bibliográficos. Ao longo da reflexão, percebemos ainda a predominância de uma postura normativista, que favorece um ensino fortemente tradicional. 

Biografia do Autor

Bruno Gomes Pereira, Universidade Federal do Tocantins
Graduado em Licenciatura Plena em Letras - Língua Portuguesa pela
Universidade do Estado do Pará (UEPA), onde apresentou a monografia
"Produção Textual: Problemas de coerência e coesão a partir do uso
inadequado de operadores argumentativos e referenciais", situando seu
trabalho no campo da Linguística Textual (LT). Especialista em Linguística
Aplicada pela Faculdade de Tecnologia Antônio Propício de Aguiar Franco
(FAPAF), com o trabalho de conclusão "A relação indissociável entre língua
e cultura no documentário Língua: Vidas em Português". Mestre em Ensino
de Língua e Literatura (Estudos Linguísticos) pela Universidade Federal do
Tocantins (UFT), onde defendeu a dissertação "Professores em Formação
Inicial no Gênero Relatório de Estágio Supervisionado: Um estudo em
licenciaturas paraenses", pesquisa desenvolvida a respeito das práticas de
letramento de professores em formação inicial em diferentes licenciaturas
do Estado do Pará. Doutorando em Ensino de Língua e Literatura (Estudos
Linguísticos) também pela UFT. Membro do Conselho Científico da Revista
Ribanceira, periódico semestral do curso de Letras da UEPA. Autor do livro
"Autorrepresentações de Alunos-Mestre em Licenciaturas Paraenses: Um
Estudo Sistêmico-Funcional" (2014). Atuou como docente na UEPA, onde
ministrou disciplinas nos cursos de Letras, Pedagogia e Enfermagem. É
membro dos grupos de pesquisa: Letramento, estudos linguísticos, ensino
e formação de professores de Língua Portuguesa, na UEPA, coordenado
pelo Profº Dr. Samuel Pereira Campos; Linguística, Educação e Literatura
(LELIT), também na UEPA, coordenado pela Profª Drª Eliete de Jesus
Bararuá Solano; Sistêmica através das Línguas (SAL), na Pontifícia
Universidade Católica de São Paulo (PUC\SP), coordenado pela Profª Drª
Leila Bárbara; e Práticas de Linguagens em Estágios Supervisionados
(PLES), na UFT, coordenado pelo Profº Dr. Wagner Rodrigues Silva.
Atualmente é professor da UFT, onde ministra as disciplinas Estágio
Supervisionado: Língua Portuguesa e Literaturas I e II, nas Licenciaturas
em Letras, Leitura e Produção de Textos, na Licenciatura em Geografia e
Práticas de Produção de Textos no curso de Bacharelado em Zootecnia.
Publicado
2016-09-15
Como Citar
Pereira, B. G., SILVA, A. S. da, SOUZA, R. R. de, & SANTOS, J. S. dos. (2016). GRAMÁTICA E ENSINO: ANÁLISE LINGUÍSTICA E GÊNEROS TEXTUAIS. REVISTA CEREUS, 8(2), 83 - 99. Recuperado de http://ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/1137
Seção
Artigos