GRAMÁTICA E ENSINO: ANÁLISE LINGUÍSTICA E GÊNEROS TEXTUAIS
Resumen
Neste artigo, faz-se um apanhado das concepções atuais de ensino de língua, a fim de se analisarem perspectivas metodológicas que favorecem o melhor aproveitamento do ensino e da aprendizagem no nível Fundamental. Nosso enfoque gira em torno dos Parâmetros Curriculares Nacionais, com vista aos estudos de gêneros textuais e análise linguística (AL), precisamente no empenho de entender como a AL pode contribuir para o desenvolvimento da capacidade linguística do aluno no Ensino Fundamental. Nossa investigação, de abordagem qualitativa, é pautada em dados bibliográficos. Ao longo da reflexão, percebemos ainda a predominância de uma postura normativista, que favorece um ensino fortemente tradicional.
Publicado
2016-09-15
Cómo citar
Pereira, B. G., SILVA, A. S. da, SOUZA, R. R. de, & SANTOS, J. S. dos. (2016). GRAMÁTICA E ENSINO: ANÁLISE LINGUÍSTICA E GÊNEROS TEXTUAIS. REVISTA CEREUS, 8(2), 83 - 99. Recuperado a partir de http://ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/1137
Sección
Artigos
DECLARAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Os autores do manuscrito submetido declaram ter conhecimento que em caso de aceitação do artigo, a Revista Cereus, passa a ter todos os direitos autorais sobre o mesmo. O Artigo será de propriedade exclusiva da Revista, sendo vedada qualquer reprodução, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica.