QUALIDADE DE VIDA DOS FARMACÊUTICOS QUE ATUAM EM DROGARIAS EM GURUPI-TO

  • Karin Ferretto Santos Collier Centro Universitário UnirG

Resumo

O farmacêutico é um dos profissionais responsáveis pela promoção de saúde, contudo a sua qualidade de vida é um aspecto pouco investigado. Objetivo: Esta pesquisa teve como objetivo analisar a qualidade de vida de uma amostra de farmacêuticos que atuam em Drogarias que atuam na cidade de Gurupi-TO. Metodologia: A amostra foi composta por N=16 (número de drogarias na região central da cidade), sendo que N=11 concordaram em participar da pesquisa. Para avaliar a qualidade de vida foram aplicados um questionário sociodemográfico e o questionário genérico de qualidade de vida MOS SF-36 (The Medical Outcomes Studt 36-item Short-Form Health Survey). Resultados: A idade média dos farmacêuticos foi de 35 anos, 54% atuam de um a cinco anos e a totalidade dos entrevistados diz ter boa saúde. Os domínios do MOS SF-36 que tratam da saúde física como a Capacidade funcional (Raw Score = 85); Limitação por aspectos físicos (Raw Score = 90); Dor (Raw Score = 71) e Estado geral de saúde (Raw Score = 81,5) apresentaram resultados acima de 70, o que significa boas condições físicas. Os domínios que tratam da Vitalidade (Raw Score = 66); Aspectos Sociais (Raw Score = 78,7); Limitação por aspectos emocionais (Raw Score = 86,7) e Saúde mental (Raw Score = 72) também indicaram boa qualidade de vida. Contudo, a escassez de dados sobre a qualidade de vida dos farmacêuticos que atuam em drogarias, fato que demonstra a necessidade de pesquisas mais aprofundadas sobre estes profissionais. 

Biografia do Autor

Karin Ferretto Santos Collier, Centro Universitário UnirG
Possui graduação em Agronomia pela Universidade Estadual de Londrina (1989), mestrado em Produção Vegetal pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (1998) e doutorado em Produção Vegetal pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2001).
Publicado
2017-08-31
Como Citar
Collier, K. F. S. (2017). QUALIDADE DE VIDA DOS FARMACÊUTICOS QUE ATUAM EM DROGARIAS EM GURUPI-TO. REVISTA CEREUS, 9(2), 63-74. Recuperado de http://ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/1608
Seção
Artigos