QUALIDADE DE VIDA DOS FARMACÊUTICOS QUE ATUAM EM DROGARIAS EM GURUPI-TO
Abstract
O farmacêutico é um dos profissionais responsáveis pela promoção de saúde, contudo a sua qualidade de vida é um aspecto pouco investigado. Objetivo: Esta pesquisa teve como objetivo analisar a qualidade de vida de uma amostra de farmacêuticos que atuam em Drogarias que atuam na cidade de Gurupi-TO. Metodologia: A amostra foi composta por N=16 (número de drogarias na região central da cidade), sendo que N=11 concordaram em participar da pesquisa. Para avaliar a qualidade de vida foram aplicados um questionário sociodemográfico e o questionário genérico de qualidade de vida MOS SF-36 (The Medical Outcomes Studt 36-item Short-Form Health Survey). Resultados: A idade média dos farmacêuticos foi de 35 anos, 54% atuam de um a cinco anos e a totalidade dos entrevistados diz ter boa saúde. Os domínios do MOS SF-36 que tratam da saúde física como a Capacidade funcional (Raw Score = 85); Limitação por aspectos físicos (Raw Score = 90); Dor (Raw Score = 71) e Estado geral de saúde (Raw Score = 81,5) apresentaram resultados acima de 70, o que significa boas condições físicas. Os domínios que tratam da Vitalidade (Raw Score = 66); Aspectos Sociais (Raw Score = 78,7); Limitação por aspectos emocionais (Raw Score = 86,7) e Saúde mental (Raw Score = 72) também indicaram boa qualidade de vida. Contudo, a escassez de dados sobre a qualidade de vida dos farmacêuticos que atuam em drogarias, fato que demonstra a necessidade de pesquisas mais aprofundadas sobre estes profissionais.
Copyright (c) 2017 REVISTA CEREUS
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Os autores do manuscrito submetido declaram ter conhecimento que em caso de aceitação do artigo, a Revista Cereus, passa a ter todos os direitos autorais sobre o mesmo. O Artigo será de propriedade exclusiva da Revista, sendo vedada qualquer reprodução, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica.