O (DES)ACESSO À JUSTIÇA: O PROCESSO JUDICIAL ELETRÔNICO NO TOCANTINS

  • Igor Rodrigues da Costa Universidade Federal do Tocantins

Resumo

Este trabalho é o resultado de uma pesquisa bibliográfica que tem como foco principal a revisão de literatura acerca da informatização judicial do processo. O problema de pesquisa visou investigar se a ferramenta de tecnologia da informação utilizada pelo Poder Judiciário Estadual Tocantinense corrobora ou não com o acesso ao sistema de justiça pelo jurisdicionado. A pesquisa bibliográfica sobre o “processo judicial eletrônico” combinada com o conjunto da legislação vigente em março de 2017 sobre o tema resultou em achados tanto pontos positivos quanto negativos no que diz respeito à informatização do processo. E conclui que a informatização judicial no Brasil constitui instrumento de acesso à justiça, especialmente porque aperfeiçoa e torna mais célere e eficiente o sistema de justiça.

Biografia do Autor

Igor Rodrigues da Costa, Universidade Federal do Tocantins
Mestrando Profissional e Interdisciplinar em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos (2017/2018), pela Universidade Federal do Tocantins - UFT em parceria com a Escola Superior da Magistratura Tocantinense - ESMAT. Especializando em Filosofia e Teoria do Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas (2016/2017), Especialista em Gestão do Judiciário (Faculdade Educacional da Lapa - FAEL; 2011). Bacharel em Direito (Centro Universitário UNIRG; 2011). Licenciado em Letras - Português/Inglês e respectivas Literaturas (Faculdade UNIRG; 2005). Técnico Judiciário de 1ª Instância do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins, desde o ano de 2004.
Publicado
2018-03-10
Como Citar
Costa, I. R. da. (2018). O (DES)ACESSO À JUSTIÇA: O PROCESSO JUDICIAL ELETRÔNICO NO TOCANTINS. REVISTA CEREUS, 9(4), 113-124. Recuperado de http://ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/1646
Seção
Artigos