Grafos e Teoria de Redes: uma análise do Ensino de Física Brasileiro no período 1972-2006 por meio de cliques de palavras-chave

  • Jefferson Oliveira do Nascimento Programa de Modelagem Computacional - CIMATEC, Salvador/BA http://orcid.org/0000-0002-9323-8485
  • Hernane Borges de Barros Pereira Programa de Modelagem Computacional, CIMATEC, Salvador-BA; Universidade Estadual da Bahia.
  • Marcelo Albano Moret Programa de Modelagem Computacional, CIMATEC, Salvador-BA; Universidade Estadual da Bahia.

Resumo

Para o estudo de padrões emergente em redes semânticas, podem ser utilizadas as métricas pertencentes às redes sociais e complexas. Este artigo tem como objetivo analisar uma rede semântica formada pelas palavras-chave, pertencentes às dissertações e teses apresentadas e defendidas em Ensino de Física no Brasil, entre os anos de 1972 a 2006. Descrevemos o método utilizado na construção da rede, o pré-processamento das palavras-chave e o processamento delas, com a utilização de softwares. Analisamos as propriedades da rede nos âmbitos local e global. Os resultados indicaram que a rede é Scale Free (livre de escala) e Small-World (mundo pequeno). Ademais, com o método proposto, constatamos que a maioria das temáticas em destaque na rede está relacionada com a formação do professor de física, com pesquisas voltadas em sua grande maioria, para a educação básica.

Biografia do Autor

Jefferson Oliveira do Nascimento, Programa de Modelagem Computacional - CIMATEC, Salvador/BA

Doutorando em Modelagem Computacional e Tecnologia Industria no CIMATEC, em Salvador/BA. Mestre em Ciências Exatas (PPGECE/Rio Grande do Sul), onde desenvolveu pesquisas em Física (Modelagem Computacional, Simulação Computacional e Psicologia Cognitiva). Pós-graduado em Ensino de Física, pela Universidade Federal do Pará (2006) e também em Desenvolvimento de Sistemas Utilizando Software Livre, pela Universidade da Amazônia. É graduado em Licenciatura Plena em Física, pela Universidade Federal do Pará (2005). Atualmente é pesquisador na área de Sistemas Complexos, Teoria dos Grafos e Teoria de Redes.

 
Hernane Borges de Barros Pereira, Programa de Modelagem Computacional, CIMATEC, Salvador-BA; Universidade Estadual da Bahia.
Hernane Borges de Barros Pereira concluiu o doutorado em Engenharia Multimídia pela Universitat Politècnica de Catalunya em 2002. Atualmente é Professor Pleno do Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia e Professor Associado do SENAI ClMATEC. É docente do Programa de Pós-graduação em Modelagem Computacional e Tecnologia Industrial e do Doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento. É consultor ad-hoc do Ministério da Educação. Dentro do âmbito da ciência e tecnologia da informação e inovação, trabalha com temas como: redes sociais e complexas, difusão do conhecimento, engenharia de software, interação homem-computador, etc. usando técnicas de modelagem computacional. (English: Hernane Borges de Barros Pereira completed his doctorate in Multimedia Engineering at the Universitat Politècnica de Catalunya in 2002. He is currently Full Professor at the Department of Education at the State University of Bahia and Associate Professor at the SENAI ClMATEC. He lectures in the Graduate Program in Computational Modeling and Industrial Technology and, also, in the Graduate Program in Knowledge Diffusion. He serves as an ad-hoc consultant to the Brazilian Ministry of Education. Professor Pereira main interests in the fields of science, information technology and innovation lie in the areas of social and complex networks, diffusion of knowledge, software engineering and human computer interaction, through computer modeling techniques.)
Marcelo Albano Moret, Programa de Modelagem Computacional, CIMATEC, Salvador-BA; Universidade Estadual da Bahia.
Possui graduação em Bacharelado em Física pela Universidade Federal da Bahia (1991), mestrado em Física pela Universidade Federal da Bahia (1996) e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Atualmente é professor associado - SENAI - Departamento Regional da Bahia, professor titular da Universidade do Estado da Bahia e membro do comitê multidisciplinar da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física Estatística e Termodinâmica, atuando principalmente nos seguintes temas: computação, protein folding, auto-similaridade, estatística de tsallis e generalized simulated annealing.
Publicado
2018-08-04
Como Citar
Nascimento, J. O. do, Pereira, H. B. de B., & Moret, M. A. (2018). Grafos e Teoria de Redes: uma análise do Ensino de Física Brasileiro no período 1972-2006 por meio de cliques de palavras-chave. REVISTA CEREUS, 10(2). Recuperado de http://ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/2278