Grafos e Teoria de Redes: uma análise do Ensino de Física Brasileiro no período 1972-2006 por meio de cliques de palavras-chave
Resumo
Para o estudo de padrões emergente em redes semânticas, podem ser utilizadas as métricas pertencentes às redes sociais e complexas. Este artigo tem como objetivo analisar uma rede semântica formada pelas palavras-chave, pertencentes às dissertações e teses apresentadas e defendidas em Ensino de Física no Brasil, entre os anos de 1972 a 2006. Descrevemos o método utilizado na construção da rede, o pré-processamento das palavras-chave e o processamento delas, com a utilização de softwares. Analisamos as propriedades da rede nos âmbitos local e global. Os resultados indicaram que a rede é Scale Free (livre de escala) e Small-World (mundo pequeno). Ademais, com o método proposto, constatamos que a maioria das temáticas em destaque na rede está relacionada com a formação do professor de física, com pesquisas voltadas em sua grande maioria, para a educação básica.Copyright (c) 2018 REVISTA CEREUS
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Os autores do manuscrito submetido declaram ter conhecimento que em caso de aceitação do artigo, a Revista Cereus, passa a ter todos os direitos autorais sobre o mesmo. O Artigo será de propriedade exclusiva da Revista, sendo vedada qualquer reprodução, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica.