Interdisciplinaridade e Tecnologia: Relato de Experiência do trabalho realizado em Escola Pública de Ensino Médio

  • Telma Reijane Pinheiro Costa Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Rosita Félix Delmondes Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Juliana Girardello Kern Secretaria da Educação, Juventude e Esportes
  • Joana D’Arc Alves Santos Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • David Nadler Prata Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Marcelo Lisboa Rocha Universidade Federal do Tocantins-UFT

Resumo

Neste trabalho é apresentado um relato de experiência referente a realização de Projeto Interdisciplinar usando tema gerador. A experiência foi realizada em uma Escola de Ensino Médio do município de Palmas, nas turmas das segundas séries, tendo como participantes alunos e professores. Para desenvolver as atividades do projeto, foram utilizados a interdisciplinaridade e as tecnologias da informação e comunicação com o intuito de atender as necessidades da educação no contexto atual. Sendo assim, este trabalho teve como objetivo descrever a experiência de utilização da metodologia projeto interdisciplinar a partir do tema gerador “Doenças transmitidas por vírus e bactérias” fazendo uso das tecnologias da informação e comunicação. Para isso, foi feito um estudo descritivo, baseado em relatos de experiências, com abordagem quantitativa e qualitativa dos dados. Os resultados evidenciaram que esse modelo é uma estratégia de ensino viável, pois conseguiu a adesão dos alunos e permitiu uma melhor compreensão do tema com consequente melhor dos resultados de aprovação no ano de 2017 comparando com o ano anterior.

Biografia do Autor

Telma Reijane Pinheiro Costa, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Mestranda em Modelagem Computacional de Sistemas com ênfase em Educacão - UFT. Mestre em Tecnologias Digitais pela Universidade Nacional da Espanha -  UNED/UNITINS Psicopedagoga. Especialista em: Tecnologia em Educação e Sistemas Interativos de Comunicação Professora da Educação Básica - SEDUC. 

Experiência na área de tecnologias aplicadas na educação.

Rosita Félix Delmondes, Universidade Federal do Tocantins - UFT
Mestranda em Modelagem Computacional de Sistemas com ênfase em Educacão - UFT.  Mestre em Tecnologias Digitais pela Universidade Nacional da Espanha - UNED/UNITINS Especialista em: História e Geografia do Brasil, Tecnologia em Educação e Sistemas Interativos de Comunicação Professora da Educação Básica - SEDUC.  
Juliana Girardello Kern, Secretaria da Educação, Juventude e Esportes

 Especialista em Ecoturismo. Professora da Educação Básica - SEDUC. 

Joana D’Arc Alves Santos, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Mestranda em Modelagem Computacional de Sistemas com ênfase em Educacão - UFT.  Especialista em Tecnologia na Educação- PUC/RIO (2011); Especialista em Inspeção Escolar/UNITINS (2004); Especialista em Métodos e Técnicas de Ensino ? UNIVERSO/RIO (2001) e Mestre em Tecnologias Digitais pela Universidade Nacional da Espanha - UNED/UNITINS . Professora da Educação Básica - SEDUC.   

David Nadler Prata, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Professor Doutor da Universidade Federal do Tocantins - UFT. Na UFT, responsável pela elaboração do projeto de Mestrado Profissional Interdisciplinar em Modelagem Computacional de Sistemas, autorizado pela capes em 03/04/2012, o qual está atualmente coordenando. Pesquisador do Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio) do Núcleo Tocantins. Coordenador de Projeto Universal do CNPq, Edital 2014. Bolsista Produtividade da UFT. Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Ciência e Saúde. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas. Organizador do livro "Tecnologias Educacionais no Tocantins - Face a Face".

Marcelo Lisboa Rocha, Universidade Federal do Tocantins-UFT
Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Católica de Petrópolis (1994), mestrado em Computação pela Universidade Federal Fluminense (1997), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Atualmente é revisor dos periódico INFOCOMP Journal of Computer Science e Revista de Informática Teórica e Aplicada (RITA) . Atua como Professor Associado 1 na Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência na área de Ciência da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: metaheurísticas, otimização combinatória, programação matemática, redes de computadores e computação de alto desempenho.
Publicado
2018-12-29
Como Citar
Costa, T. R. P., Delmondes, R. F., Kern, J. G., Santos, J. D. A., Prata, D. N., & Rocha, M. L. (2018). Interdisciplinaridade e Tecnologia: Relato de Experiência do trabalho realizado em Escola Pública de Ensino Médio. REVISTA CEREUS, 10(4), 124-136. Recuperado de http://ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/2330
Seção
Artigos