A PESSOA COM DEFICIÊNCIA MENTAL NO MERCADO DE TRABALHO

  • Lima Dionizio Rejane Dionizio Lima Ex-acadêmicas do Centro Universitário Unirg.
Palavras-chave: Inter-relação- Inclusão- Profissionalização

Resumo

Este relatório é parte de avaliação do estágio básico III Inter – relação ensino aprendizagem do curso de Psicologia do Centro Universitário UNIRG. Consiste em analisar as variáveis envolvidas entre o portador de necessidades especiais, especificamente o deficiente mental (D.M) inserido no mercado de trabalho bem como, seu desenvolvimento e os benefícios para o cognitivo. Propõe associar como ocorre a aquisição de aprendizado do deficiente mental (D.M) para o mercado de trabalho, como o mesmo utiliza o conhecimento já adquirido na escola de educação especial, no caso APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Gurupi-TO para um novo conhecimento de habilidades e capacidades “o mercado de trabalho”. A mesma utiliza o “artesanato especial” como forma de desenvolver habilidades/potenciais a fim de inserir esses indivíduos no mercado de trabalho. Através deste, futuros psicólogos podem ter uma noção mínima de como ocorre a inter-relação entre a aquisição de conhecimentos e a importância desse conhecimento para o mercado de trabalho. Para coletar tais dados foram feitas visitas, após as visitas foi feito embasamento teórico para esclarecer como ocorre essa inter-relação teoricamente explicando qual a importância da profissionalização, a inserção no mercado de trabalho para o deficiente mental (D.M) e os benefícios cognitivos.

Para obter dados de como ocorre essa prática foram realizadas entrevistas informais e observações no local de trabalho do deficiente.

Biografia do Autor

Lima Dionizio Rejane Dionizio Lima, Ex-acadêmicas do Centro Universitário Unirg.
Psicóloga e Professora Universitário do Centro Universitário UNIRG.
Publicado
2012-09-26
Como Citar
Rejane Dionizio Lima, L. D. (2012). A PESSOA COM DEFICIÊNCIA MENTAL NO MERCADO DE TRABALHO. REVISTA CEREUS, 4(2), 67-84. Recuperado de http://ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/237
Seção
Artigos