A PESSOA COM DEFICIÊNCIA MENTAL NO MERCADO DE TRABALHO
Resumo
Este relatório é parte de avaliação do estágio básico III Inter – relação ensino aprendizagem do curso de Psicologia do Centro Universitário UNIRG. Consiste em analisar as variáveis envolvidas entre o portador de necessidades especiais, especificamente o deficiente mental (D.M) inserido no mercado de trabalho bem como, seu desenvolvimento e os benefícios para o cognitivo. Propõe associar como ocorre a aquisição de aprendizado do deficiente mental (D.M) para o mercado de trabalho, como o mesmo utiliza o conhecimento já adquirido na escola de educação especial, no caso APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Gurupi-TO para um novo conhecimento de habilidades e capacidades “o mercado de trabalho”. A mesma utiliza o “artesanato especial” como forma de desenvolver habilidades/potenciais a fim de inserir esses indivíduos no mercado de trabalho. Através deste, futuros psicólogos podem ter uma noção mínima de como ocorre a inter-relação entre a aquisição de conhecimentos e a importância desse conhecimento para o mercado de trabalho. Para coletar tais dados foram feitas visitas, após as visitas foi feito embasamento teórico para esclarecer como ocorre essa inter-relação teoricamente explicando qual a importância da profissionalização, a inserção no mercado de trabalho para o deficiente mental (D.M) e os benefícios cognitivos.
Para obter dados de como ocorre essa prática foram realizadas entrevistas informais e observações no local de trabalho do deficiente.
DECLARAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Os autores do manuscrito submetido declaram ter conhecimento que em caso de aceitação do artigo, a Revista Cereus, passa a ter todos os direitos autorais sobre o mesmo. O Artigo será de propriedade exclusiva da Revista, sendo vedada qualquer reprodução, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica.