USO DA VISÃO COMPUTACIONAL PARA RECONHECIMENTO DE PADRÕES DERMATOGLIFICOS NA IDENTIFICAÇÃO DE CRIANÇAS COM POSSÍVEIS DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM
Resumo
Neste trabalho, propõe-se o uso de imagens digitais dos dermatoglifos dos dedos das mãos, com a finalidade de, através de um teste simples e não invasivo, identificar padrões dermatoglíficos que indiquem possíveis dificuldades de aprendizado. As imagens foram coletadas de acordo com um sistema de cores do padrão Red, Green and Blue (RGB), que fornece uma matriz definidora do valor de cor obtido de cada ponto da imagem. Esses valores foram processados e analisados, pixel a pixel, gerando informações estatísticas necessárias para identificar características dos dermatoglifos para análise, comparação e identificação dos padrões. Os resultados mostraram diferenças nos padrões dermatoglíficos dos indivíduos com dificuldade de aprendizagem em relação ao grupo controle, com maior número de verticilos, deltas e SQTL no primeiro. Estes achados podem indicar a possibilidade de auxílio diagnóstico de distúrbios de aprendizagem pela dermatoglifia, sendo necessários mais estudos para corroborar os achados e identificar características específicas para cada tipo de distúrbio.Palavras-chave: Dermatoglifia. Diagnóstico. Distúrbios de aprendizagem.
DECLARAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Os autores do manuscrito submetido declaram ter conhecimento que em caso de aceitação do artigo, a Revista Cereus, passa a ter todos os direitos autorais sobre o mesmo. O Artigo será de propriedade exclusiva da Revista, sendo vedada qualquer reprodução, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica.