Análise do impacto da pandemia da COVID-19 na saúde mental da população brasileira

  • Thiago Labre Unirg
  • Lucas Felix Felicio Matos Universidade de Gurupi
  • Palloma Morais de Medeiros Reis Universidade de Gurupi
  • Jéssyka Viana Valadares Franco Universidade de Gurupi

Resumo

Objetivo: Determinar através de uma revisão sistematizada os impactos da saúde mental ao decorrer da pandemia do COVID 19 e as consequências que o vírus teve na vida da sociedade. Métodos: Trata-se de uma revisão sistemática da literatura, tendo como referência as bases indexadas no portal de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Scielo. Os descritores consultados foram: COVID-19 e Saúde Mental; nesse contexto, os critérios de inclusão adotados para escolha dos artigos, foram artigos com texto completo, idioma português e com assuntos relacionados à saúde mental, à isolamento social, à pandemia, à quarentena e à estresse psicológico. Já os critérios de exclusão foram pesquisas que fugiam ao tema e relato de caso/experiência. Resultados e Discussão: A pesquisa evidenciou que a pandemia da Covid19 está gerando adoecimento mental na população brasileira, com alta prevalência de repercussões psicológicas negativas como: quadros de ansiedade, depressão, estresse e Transtorno de Estresse Pós-Traumático. Conclusão: Os resultados deste estudo sugerem que esta pandemia provoca efeitos deletérios na saúde mental da população brasileira, reforçando que importa continuar a investigar o tema, para que se possam perceber os mecanismos e reações psicológicas subjacentes a um período de vida tão atípico e desafiante.

 

Palavras-chave: Pandemia; Saúde Mental; Isolamento Social; Quarentena; Estresse Piscológico.

Biografia do Autor

Thiago Labre, Unirg

Acadêmico do curso de medicina na Universidade de Gurupi- UNIRG.

Lucas Felix Felicio Matos, Universidade de Gurupi

Acadêmico do curso de medicina na Universidade de Gurupi- UNIRG.

Palloma Morais de Medeiros Reis, Universidade de Gurupi

Acadêmica do curso de medicina na Universidade de Gurupi- UNIRG.

Jéssyka Viana Valadares Franco, Universidade de Gurupi

Bacharel em Farmácia  Generalista pelo  Centro  Universitário Tocantinense   Presidente  Antônio Carlos  UNITPAC  –  Araguaína.  Docente  do curso de farmácia e fisioterapia da Universidade de Gurupi –UNIRG.  Graduanda   em  Medicina  pela Universidade  de  Gurupi  –  UNIRG. Pós Graduanda em Farmácia Clinica e  Hospitalar;  Citologia  Oncótica;  e Atenção  primária  à  saúde  com ênfase em saúde da família.

Publicado
2021-12-19
Como Citar
Labre, T., Matos, L. F. F., Reis, P. M. de M., & Franco, J. V. V. (2021). Análise do impacto da pandemia da COVID-19 na saúde mental da população brasileira. REVISTA CEREUS, 13(4), 2-12. Recuperado de http://ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/3503
Seção
Artigos